Bolsonaro tem boa recuperação após cirurgia e segue em observação na UTI

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresenta evolução clínica positiva após a cirurgia realizada no último dia 13, em Brasília. De acordo com boletim médico divulgado nesta sexta-feira (25) pelo Hospital DF Star, a equipe responsável descartou qualquer complicação no pós-operatório e não há necessidade de novos procedimentos no momento.

“Apresenta-se estável clinicamente e sem novos picos de elevação da pressão arterial”, diz a nota assinada por renomados especialistas que acompanham o tratamento. Bolsonaro está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde segue com acompanhamento rigoroso, sem previsão de alta, conforme recomendação médica.

Na quinta-feira (24), os médicos haviam informado uma leve piora clínica, com aumento da pressão arterial e alterações nos exames hepáticos. As medidas corretivas foram imediatamente adotadas, e novas tomografias realizadas ontem apontaram evolução compatível com o esperado para o quadro pós-operatório.

A intervenção a que o ex-presidente foi submetido envolveu uma complexa lise de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal. O procedimento, de grande porte, durou cerca de 12 horas e transcorreu sem intercorrências, dispensando transfusões.

As aderências no intestino delgado — causadas por sequelas da tentativa de assassinato sofrida em 2018, quando foi covardemente esfaqueado durante um ato de campanha — estavam dificultando o trânsito intestinal. Com a cirurgia, esse bloqueio foi resolvido com sucesso.

A equipe médica prossegue com os cuidados intensivos, incluindo fisioterapia, jejum oral, nutrição parenteral pausada temporariamente e medidas de prevenção contra trombose venosa. Visitas continuam restritas por orientação da equipe médica.

A recuperação do ex-presidente é acompanhada de perto pelos doutores Cláudio Birolini (cirurgião), Leandro Echenique e Brasil Caiado (cardiologistas), Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior (coordenador da UTI), Guilherme Meyer (diretor médico do DF Star) e Allisson Barcelos Borges (diretor-geral da instituição).

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano