Bolsonaro segue na UTI e realiza novos exames após cirurgia abdominal


O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, onde se recupera de uma complexa cirurgia abdominal realizada no último dia 13. Segundo boletim médico divulgado nesta quinta-feira (24), a equipe médica acompanha de perto o quadro clínico do ex-chefe do Executivo, que requer atenção redobrada neste momento.
A nota oficial informa que Bolsonaro apresentou alterações nos exames laboratoriais hepáticos, além de um episódio de elevação da pressão arterial, o que levou os médicos a solicitarem novos exames de imagem para monitoramento mais preciso. Apesar do quadro, ele segue com suporte clínico e sem previsão de alta da UTI.
“Continua em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Segue com fisioterapia motora e medidas de prevenção de trombose venosa. Persiste a recomendação de não receber visitas”, informa o boletim assinado por membros da equipe médica responsável, entre eles o cirurgião Cláudio Birolini e os cardiologistas Leandro Echenique e Brasil Caiado.
A cirurgia, considerada de grande porte, teve duração de 12 horas e foi bem-sucedida, sem intercorrências ou necessidade de transfusão de sangue. O procedimento foi necessário para tratar uma obstrução intestinal causada por aderências — sequelas de intervenções anteriores decorrentes do atentado à faca sofrido durante a campanha eleitoral de 2018.
Com histórico de superação e firmeza, o ex-presidente enfrenta mais esse desafio de saúde com o apoio de sua equipe médica e o respaldo de milhares de brasileiros que seguem acompanhando sua recuperação com esperança e solidariedade.
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano