Vaticano divulga primeiras imagens do Papa Francisco no caixão


O Vaticano divulgou, nesta terça-feira (22), as primeiras imagens do Papa Francisco após seu falecimento, ocorrido na manhã de segunda-feira (21), aos 88 anos. O pontífice foi encontrado em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano.
Nas fotos, o Papa Francisco repousa em um caixão de madeira forrado com veludo vermelho, trajando mitra branca, casula púrpura e segurando um rosário. As imagens foram registradas durante o rito de constatação da morte, às 20h de segunda-feira, com a presença de cardeais e colaboradores próximos.
Hoje, cardeais de Roma se reuniram para a primeira congregação, etapa preparatória para o conclave, visando definir detalhes como a data do funeral e o traslado do corpo. O corpo do Papa será exposto na Basílica de São Pedro nesta quarta-feira (23), e o funeral deve ocorrer entre sexta-feira (25) e domingo (27).
O Papa Francisco faleceu após 12 anos de pontificado, período em que se destacou por seu trabalho em prol dos direitos humanos, combate aos abusos sexuais e liderança durante a pandemia. Nascido em Buenos Aires, em 17 de dezembro de 1936, foi o primeiro jesuíta a liderar a Igreja Católica.
Ele esteve internado por 38 dias devido a uma pneumonia bilateral e recebeu alta em 23 de março. Sua última aparição pública foi no Domingo de Páscoa, no Vaticano, na véspera de seu falecimento.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que comparecerá ao funeral, em sinal de respeito e solidariedade pela perda do líder religioso.
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano