Brasil volta a exigir visto para turistas da Austrália, Canadá e Estados Unidos

Entrou em vigor nesta quinta-feira (10) a exigência de visto para cidadãos da Austrália, do Canadá e dos Estados Unidos que desejam visitar o Brasil. A medida, anunciada pelo governo brasileiro em 2023, atende ao princípio da reciprocidade, conforme explicou o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

De acordo com o Itamaraty, a decisão foi motivada pelo fato de que esses três países mantêm a exigência de visto para brasileiros, e o Brasil não concede isenção unilateral para entrada de estrangeiros. As negociações para acordos bilaterais de isenção, no entanto, seguem em andamento.

“O governo brasileiro continua dialogando com as autoridades desses países com vistas a alcançar um entendimento que permita a isenção recíproca de vistos”, informou o MRE.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, também se manifestou publicamente, reforçando o compromisso com a busca pela reciprocidade. “Seguimos em tratativas para que os Estados Unidos isentem os brasileiros da exigência do visto, permitindo a reciprocidade para os norte-americanos que visitam o Brasil”, afirmou.

Segundo dados da Embratur, entre janeiro e março de 2024, o país recebeu 728.537 visitantes dos Estados Unidos, 96.540 do Canadá e 52.888 da Austrália.

Como solicitar o visto

A solicitação do visto deve ser feita de forma eletrônica, por meio do site oficial do eVisa. O processo exige o preenchimento de um formulário online e o envio de documentos como passaporte válido. A taxa para emissão do visto é de US$ 80,90 (cerca de R$ 479), e a permanência permitida é de até 90 dias.

O governo recomenda que os viajantes iniciem o processo com antecedência, a fim de evitar imprevistos, como atrasos ou impedimentos durante conexões.

Trâmite legislativo

Apesar da retomada da exigência de vistos, o Senado Federal aprovou, em março deste ano, um projeto de decreto legislativo que suspende a obrigatoriedade para cidadãos da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos e do Japão. O texto, de autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ), com relatoria de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ainda aguarda análise na Câmara dos Deputados.

Vale destacar que, apesar de incluído no projeto do Senado, o Japão não integra mais a lista de países afetados pela exigência. Em setembro de 2023, entrou em vigor o acordo bilateral de isenção de vistos entre Brasil e Japão, válido por três anos, para viagens de até 90 dias.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano