Polícia Civil de Goiás deflagra operação contra manipulação de resultados no futebol


A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou, nesta quarta-feira (9), a Operação Jogada Marcada, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na manipulação de resultados de partidas de futebol em território nacional. A ação, coordenada pelo Grupo Antirroubo a Banco (GAB) da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), cumpre mandados em seis Estados brasileiros.
De acordo com a corporação, estão sendo executadas 16 medidas judiciais, entre mandados de prisão temporária e de busca e apreensão. As investigações apontam que o esquema teria movimentado mais de R$ 11 milhões de forma ilícita, boa parte por meio de plataformas de apostas esportivas.
A estrutura do grupo envolvia financiadores, intermediários e executores, incluindo jogadores, treinadores e dirigentes de clubes, que são alvos da operação.
Entre os alvos das medidas judiciais, estão nove mandados de busca e apreensão e sete de prisão temporária, sendo um deles cumprido em João Pessoa (PB). Na capital paraibana, foi preso o ex-árbitro D’Guerro Batista Xavier, de 46 anos, que já havia sido afastado da arbitragem profissional após ser investigado na Operação Cartola, em 2018, por fraudes no futebol local.
Até o momento, a Polícia Civil não divulgou os nomes dos demais investigados nem os outros Estados onde as ações estão sendo realizadas.
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano