Morre Manga, bicampeão brasileiro pelo Internacional


Aos 87 anos, o ex-goleiro Manga faleceu na manhã desta terça-feira (08), no Rio de Janeiro. Haílton Corrêa de Arruda lutava contra um câncer de próstata e estava internado no Hospital Rio Barra. Em respeito à morte do ídolo colorado, o Sport Club Internacional colocou sua bandeira, localizada na entrada do estádio Beira-Rio, a meio-mastro por três dias.
História
Haílton Corrêa de Arruda nasceu em 26 de abril de 1937, em Recife, capital de Pernambuco. Iniciou sua carreira em 1955, no Sport, e logo seguiu para o Botafogo. No Rio de Janeiro, Manga era o primeiro nome de um estrelado elenco alvinegro, que contava com lendas como Nilton Santos, Didi, Garrincha, Zagallo e Amarildo. Suas atuações memoráveis chamaram a atenção do técnico Vicente Feola, que o convocou para a Copa do Mundo de 1966.
Três anos depois, transferiu-se para o Nacional, de Montevidéu, onde permaneceu até ser contratado pelo Internacional, em 1974.
Em Porto Alegre, Manga fez história. Bicampeão brasileiro e tricampeão gaúcho, encantou colorados e coloradas com sua imponência debaixo das traves. Magistral nas defesas de faltas, preciso nas reposições e quase intransponível frente aos chutes mais perigosos, Manguita pode se orgulhar de uma trajetória quase perfeita no Clube do Povo.
Foi nessa época, mais precisamente em 1976, que seu brilhante currículo foi reconhecido com a oficialização do Dia do Goleiro na data de seu aniversário (26 de abril) — uma homenagem justa a um dos maiores arqueiros da história do futebol brasileiro.
Títulos com o Internacional
- Campeonato Gaúcho: 1974, 1975 e 1976
- Campeonato Brasileiro: 1975 e 1976
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano