Pesquisa aponta Lula em desvantagem em cenários de segundo turno


O presidente Lula (PT) enfrentaria dificuldades caso chegue ao segundo turno das eleições de 2026, de acordo com levantamento da AtlasIntel/Bloomberg divulgado nesta terça-feira (1º). Em cenários simulados, o petista ficaria atrás de Pablo Marçal (PRTB) e também perderia para Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), ainda que dentro da margem de erro.
No embate com Marçal, o empresário aparece com 51% das intenções de voto, contra 46% de Lula. Já contra Bolsonaro e Tarcísio, o atual presidente marcaria 46%, enquanto o ex-presidente alcançaria 48% e o governador de São Paulo, 47%. A pesquisa também indicou um alto percentual de votos em branco, nulo e indecisos: 3% no confronto com Marçal, 6% contra Bolsonaro e 7% contra Tarcísio.
O levantamento, realizado por meios digitais entre 20 e 24 de março com 4.659 brasileiros, tem margem de erro de um ponto percentual para mais ou menos e nível de confiança de 95%. Apesar do empate técnico contra Bolsonaro e Tarcísio, a desvantagem de Lula para Marçal supera a margem de erro, sugerindo um cenário eleitoral desfavorável ao petista.
Atualmente, Bolsonaro encontra-se inelegível até 2030 devido a condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), referentes a declarações feitas em reunião com embaixadores e durante um evento de comemoração da Independência. Já Marçal foi condenado à inelegibilidade pela Justiça Eleitoral em primeira instância, mas promete recorrer da decisão.
Por outro lado, Lula superaria outros governadores testados na pesquisa. Contra Ronaldo Caiado (União Brasil), venceria por 47% a 37%. Frente a Eduardo Leite (PSDB), o petista teria 46% contra 36%. No cenário contra Romeu Zema (Novo), a vantagem seria ainda maior, com 44% contra 25%, mas com um elevado índice de brancos, nulos e indecisos (30%).
Os dados reforçam que Lula não teria vida fácil em 2026, especialmente se confrontado com nomes de direita ou conservadores bem posicionados nacionalmente.
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano