Semana começa com chuva em praticamente todo o país

A segunda-feira (31) deve ser marcada por fortes chuvas e tempestades em diversas regiões do Brasil, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Sul e o Sudeste estão em alerta para temporais, enquanto outras áreas do país também devem enfrentar chuvas intensas.

Para os estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, foi emitido um aviso laranja (perigo), indicando chuvas de até 100 mm em 24 horas e ventos que podem chegar a 100 km/h. O alerta segue vigente até esta terça-feira (1º).

No Sul e Sudeste, há possibilidade de temporais e queda de granizo. Quatro avisos amarelos (perigo potencial) foram emitidos, sendo que três deles valem até a noite de hoje. O quarto, que abrange o Paraná, Santa Catarina e a serra do Rio Grande do Sul, permanece até às 6h de terça-feira. Nessas áreas, os volumes de chuva podem atingir 50 mm em 24 horas, com ventos de até 60 km/h. A instabilidade é causada pela passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul.

A região metropolitana de Porto Alegre e cidades como Pelotas também estão sob aviso laranja, com risco de acumulado de chuva de até 100 mm até as 23h de hoje.

No Centro-Norte, chuvas intensas são esperadas em estados como Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Pará, Tocantins, Rondônia, Maranhão, Mato Grosso e Goiás, além do Triângulo Mineiro. Nesses locais, os acumulados devem ficar entre 20 mm e 50 mm em 24 horas, com ventos de até 60 km/h.

A população deve ficar atenta aos avisos meteorológicos e tomar precauções para evitar transtornos causados pelo mau tempo.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano