Onda de calor segue intensa e temporais atingem diversas regiões

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de grande perigo (vermelho) para a onda de calor que atinge grande parte do país. O aviso, que havia sido atualizado na terça-feira (5), segue vigente nesta quarta-feira (6), abrangendo o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná, sudoeste de São Paulo e leste do Mato Grosso do Sul.

Além disso, outro alerta de perigo (laranja) foi emitido para novas áreas da Região Sul. Ambos os avisos seguem válidos até sábado (8), com possibilidade de prorrogação conforme a evolução das condições meteorológicas.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), esta é a terceira onda de calor registrada pelo Inmet neste ano. O fenômeno é caracterizado quando as temperaturas máximas diárias superam a média mensal em pelo menos 5°C durante cinco dias consecutivos ou mais, atingindo uma área extensa.

Risco de temporais

Enquanto o calor extremo persiste, algumas regiões enfrentam o risco de tempestades severas. O sudeste do Mato Grosso do Sul e o oeste do Paraná seguem sob alerta para chuvas intensas, com possibilidade de queda de granizo até a noite desta quarta-feira (6). O aviso amarelo (perigo potencial) do Inmet indica acumulados de até 50 mm e ventos que podem chegar a 60 km/h.

No Centro-Norte do Brasil, dois avisos de chuvas intensas continuam em vigor: um de perigo (laranja) e outro de perigo potencial (amarelo), ambos válidos até esta quinta-feira (7). As áreas mais afetadas devem ser aquelas entre o Amazonas e o Maranhão, onde os volumes de chuva podem alcançar 100 mm e os ventos atingir rajadas de até 100 km/h.

As autoridades meteorológicas seguem monitorando a situação, e novos alertas poderão ser emitidos nos próximos dias.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano