Inter vence em Caxias e abre vantagem na semifinal do Rio Grande

A torcida colorada lotou o seu setor, o Inter competiu do primeiro ao último minuto e a vantagem na semifinal do Gauchão 2025 é alvirrubra! Com dois gols de Vitinho, o Clube do Povo bateu o Caxias por 2 a 0, nesta tarde de sábado (22/02), em partida disputada no Estádio Centenário. Agora, todos os caminhos levam ao Beira-Rio, que receberá, no próximo dia primeiro de março, o jogo de volta entre as equipes. 

Poucas emoções no primeiro tempo

Disputado sob elevada temperatura - e sensação térmica ainda mais alta -, o primeiro tempo reservou poucas emoções para a torcida colorada. Logo cedo, o Clube do Povo construiu tabelas promissoras pelas beiradas do campo, mas as duas chegadas morreram em tiro de meta para o Caxias. Bem postada, a defesa adversária complicava a circulação de bola alvirrubra, resultando em um jogo lento no irregular gramado do Centenário.

Aos 12 minutos, Bruno Henrique apostou no passe em profundidade para Enner Valencia. Antes do equatoriano, Alisson desviou para trás e quase mandou contra o próprio patrimônio. Assoviando o poste, a bola morreu em escanteio que Wanderson cobrou, Carbonero cabeceou e a marcação, praticamente debaixo das traves, salvou.

A oportunidade seguinte pertenceu ao Caxias, e surgiu apenas aos 32. Logo após parada para hidratação, Vini Guedes recebeu na entrada da área e apostou no arremate rasteiro. Bem posicionado, Anthoni caiu no canto esquerdo e agasalhou. Três minutos mais tarde, Richard até balançou as redes para o time da casa, mas em condição absolutamente irregular.

Nos minutos finais, as rédeas do confronto voltaram às mãos do Inter. De cabeça, Victor Gabriel quase tirou o zero do placar aos 37. Às vésperas dos acréscimos, a inversão de extremas, que deslocou Wanderson para a direita e trouxe Vitinho para a ponta-esquerda, ajudou o Clube do Povo a invadir a área visitante e conquistar boas situações para cruzamentos. Nenhum deles, contudo, suficiente para inaugurar o placar.

Vitinho brilha na etapa final

Os espaços apareceram em maior quantidade na etapa final. Consciente da importância de aproveitar o mando de campo para abrir vantagem nos 180 minutos contra o Inter, o Caxias tentou ocupar com relativa frequência o campo de ataque. Em contrapartida, ofereceu alternativas para o contragolpe alvirrubro. Enner Valencia, tanto aos oito quanto aos 10, distribuiu boas assistências para Wanderson e Carbonero. Enquanto o camisa 11 tentou a devolução, mas foi antecipado pela zaga, o colombiano apostou no chute de direita, que saiu por cima.

Pela primeira vez na temporada, Gustavo Prado foi a campo com a camisa do Inter. Campeão do Sul-Americano Sub-20 no final de semana passado, o selecionável substituiu Wanderson e assumiu o corredor esquerdo de ataque da equipe de Roger Machado. Ao mesmo tempo, Vitinho se consolidou na direita, onde brilhou como grande nome do jogo.

O primeiro gol colorado nasceu de lindo lançamento de Bruno Henrique. Do campo de defesa, o meio-campista encontrou Braian Aguirre com precisão. Próximo à linha de fundo, o argentino dominou e percebeu a infiltração de Vitinho. Acionado por passe rasteiro, o atacante cortou seu primeiro marcador, que deslizava no carrinho, e ganhou ângulo para definir com a canhota. De chapa, a bola pegou efeito e morreu na bochecha da rede. Golaço!

O 2 a 0 veio na sequência. Depois de rodar a bola por mais de um minuto, a Academia do Povo levou a posse até o mesmo corredor direito. Próximo à lateral e na altura da entrada da grande área, Braian Aguirre lançou Bruno Henrique, e o meio-campista, de primeira, serviu Vitinho. O atacante voltou a ganhar da marcação, invadiu a área em velocidade e bateu fechado. Apostando no cruzamento, o goleiro antecipou o movimento e apenas desviou com a ponta dos dedos, mas não conseguiu a defesa. De pé em pé, o Colorado ampliava a vantagem.

Protagonista nos dois gols colorados, Bruno Henrique foi substituído logo após o 2 a 0. Escolhido para a vaga do camisa oito, Ronaldo reforçou o poder de marcação do Inter frente a um adversário que partia com tudo para o ataque. Incômoda, a blitz grená gerou duas boas chances. Na primeira, Iago bateu cruzado e a bola atravessou a extensão da área, mas ninguém desviou. Depois, Richard recebeu em frente à pequena área e exagerou na força. Nesse meio tempo, Roger ainda promovera Ramon e Lucca nos lugares de Vitinho e Carbonero.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano