Apreensão de 4,5 Ton. de alimentos impróprios para consumo em padarias de praia no RS
Na última terça-feira, 18, uma operação de fiscalização realizada pela Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos resultou na interdição de uma padaria na Praia do Laranjal, em Pelotas, após a constatação de graves problemas de higiene. Durante a ação, os agentes apreenderam cerca de 4,5 toneladas de alimentos impróprios para consumo em três estabelecimentos da região. Entre os itens encontrados estavam carne, pães, iogurtes, salgados, queijos, farinhas e outros produtos de origem duvidosa.
O promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Defesa do Consumidor, destacou a condição precária dos estabelecimentos, que estavam com acúmulo de sujeira. A padaria interditada, em particular, chamou atenção pela total falta de cuidados na manipulação e armazenamento dos alimentos. Além disso, foi identificada uma máquina clandestina para a produção de gelo, utilizando água sem qualquer tratamento e sem autorização dos órgãos competentes.
A fiscalização também revelou outros produtos vencidos, fora da temperatura adequada e armazenados de maneira inadequada. As autoridades responsáveis pela ação, incluindo representantes da Vigilância Sanitária de Pelotas, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria da Agricultura, e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), fizeram questão de frisar a gravidade das irregularidades encontradas, especialmente em um momento em que a segurança alimentar é uma prioridade.
Além da interdição da padaria, as autoridades estão monitorando as demais infrações cometidas pelos estabelecimentos, que poderão responder legalmente pelas condições encontradas. A operação, que envolveu também a Delegacia do Consumidor (DECON) e a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM), visa garantir a segurança alimentar e proteger a saúde da população local.
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano