Prefeito de Porto Alegre viaja aos Países Baixos para conhecer soluções de proteção contra cheias
O prefeito Sebastião Melo e comitiva embarcam nesta quarta-feira, 19, para os Países Baixos, para conhecer soluções de gestão e contenção de águas. O país é referência mundial em projetos e programas relacionados a recursos hídricos, já que quase 30% do território estão abaixo do nível do mar e sofrem com inundações.
A aproximação da prefeitura com autoridades do país europeu iniciou em 2023 e se intensificou após a enchente de maio de 2024. A convite do governo neerlandês, por meio da Embaixada no Brasil, e articulado pelo Escritório Holandês de Apoio aos Negócios (NBSO), as lideranças de Porto Alegre irão conhecer experiências bem sucedidas em adaptação e resiliência do território urbano em relação às águas do Mar do Norte e dos rios Reno, Mosa e Escalda.
Integram a comitiva do prefeito o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm; o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Bruno Vanuzzi; e o diretor de Drenagem do Dmae, Alex Zanoteli. Também acompanha a missão Carlos Eduardo Tucci, contratado pela prefeitura para reformular o sistema de proteção contra cheias da cidade. A missão ao país europeu inclui a participação do governador Eduardo Leite e de secretários de Estado.
Agenda - O roteiro, que se estende até 27 de fevereiro, prevê visita técnica a cerca de dez cidades que apresentam algum tipo de solução na gestão da água. Na sede do governo em Haia, a comitiva será recepcionada pelo embaixador do Brasil Fernando Simas Magalhães e terá encontros com autoridades responsáveis pela manutenção e proteção dos diques, canais e sistemas de drenagem, abastecimento de água e tratamento de esgoto.
A viagem inclui visitas técnicas ao Room for the River (Espaço para o Rio), um projeto de transformação das áreas à beira dos rios em espaços para escoamento de água, com o redirecionamento de canais na zona de transição entre os sistemas aquático e terrestre. Na cidade de Rotterdam, referência mundial de resiliência urbana, será possível conhecer o sistema de adaptação de cidade, baseado na defesa contra inundações e elevação do nível do mar, que consiste na barreira flexível contra tempestades (Maeslantkering), dunas de areia permanentes ao longo da costa e diques ao longo dos rios.
A missão conhecerá ainda produtos inovadores para contenção em casos de emergência, em substituição aos sacos de areias, e soluções baseadas na natureza para fortalecer áreas costeiras contra inundações.
Na cidade de Delft, a comitiva visitará a Universidade de Tecnologia, com a qual Porto Alegre assinou um termo de cooperação para desenvolver o Plano Urbanístico Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável do bairro Arquipélago, que inclui uma série de estudos para a criação de um plano de intervenções em mobilidade, saneamento, resíduos sólidos, equipamentos públicos, áreas verdes, sistema de contenção, mitigação e monitoramento permanente do território.
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano