Iniciado o ano letivo da rede municipal de Porto Alegre para 67 mil alunos


Começou na manhã desta segunda-feira, 17, o ano letivo de 2025 para as escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Mais de 67 mil alunos de 100 escolas próprias e 221 conveniadas retornaram às atividades escolares. O prefeito Sebastião Melo e o secretário de Educação da Capital, Leonardo Pascoal, acompanharam a volta das aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, no Passo das Pedras.
Melo e Pascoal também têm agenda marcada para acompanhar a retomada na Escola de Educação Infantil JP Cantinho Amigo, no bairro Azenha, às 13h.
"O nosso compromisso é elevar a qualidade da educação em Porto Alegre, e isso passa por melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município. Já demos início a um investimento robusto na infraestrutura das escolas e há outros projetos em andamento com o mesmo objetivo. Uma cidade melhor começa com uma educação que funciona” - prefeito Sebastião Melo.
Novidade - Além da retomada das atividades nos prédios das escolas atingidas pela enchente de maio do ano passado, o ano letivo de 2025 é marcado pelo começo da operação da centésima escola própria da rede da Capital, a escola Leopolda Barnewitz, na Cidade Baixa. A unidade foi municipalizada em janeiro, teve uma primeira fase de reformas concluída, e atende a 188 alunos do Ensino Fundamental.
“É um início de ano letivo especial, repleto do sentimentos de retomada e de esperança. As escolas atingidas pelas cheias, no ano passado, tiveram suas obras de recuperação concluídas e todas retomaram as aulas nos seus prédios. Outras 20 estão em reforma e, de forma inédita, estamos distribuindo os cartões do Auxílio Material Escolar para todos os alunos da rede municipal”, pontua Pascoal.
Educação para o trânsito - Na entrada da EMEF Presidente Vargas, nesta segunda, a equipe da Escola Pública de Mobilidade da EPTC abordou pais e alunos para uma atividade de conscientização sobre trânsito seguro. A ação irá se repetir em outras escolas ao longo da semana. Também esteve presente o Azulito, mascote da EPTC.
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano