Inter vence em Ijuí e garante classificação antecipada
![O Republicano](https://static.orepublicano.com.br/images/favicon-64.png)
![Foto: Ricardo Duarte- Sport Clube Internacional](https://fotos.orepublicano.com.br/uploads/fotos/470x0_1739466769_67ae2811dbef5_hd.webp)
O Colorado está classificado com uma rodada de antecedência para as semifinais do Gauchão! No 19 de Outubro, onde o São Luiz somava 32 jogos - e mais de dois anos - de invencibilidade, Vitinho, Valencia e Wanderson marcaram os gols da vitória de 3 a 1 do Clube do Povo sobre o time da casa. O resultado, conquistado na noite desta quarta-feira (12/02), leva o Inter aos 17 pontos na tabela, garante à equipe de Roger Machado vaga como primeira do grupo B nas eliminatórias do Rio Grande e devolve o Alvirrubro à liderança geral da competição.
No próximo sábado (15/02), o Inter receberá o Monsoon, a partir das 16h30, em confronto da oitava e última rodada dos grupos do Gauchão. O Colorado depende apenas de si para avançar aos mata-matas com a melhor campanha da fase classificatória e, assim, assegurar a vantagem do mando de campo no jogo de volta dos duelos eliminatórios
O Clube do Povo foi a campo nesta quarta-feira sabendo que dependia apenas de si para garantir classificação antecipada às semifinais do Rio Grande do Sul e retomar a liderança geral da fase classificatória do Gauchão. Os empates de Juventude e Caxias com Avenida e Guarany, respectivamente, deixavam o time de Roger Machado a uma simples vitória de atingir esse dois importantes objetivos, e foi com natural sede de protagonismo que o Colorado iniciou o confronto no 19 de Outubro.
Logo aos três minutos, Ronaldo, novidade na segunda função de meio de campo, recebeu boa assistência de Alan Patrick e arriscou da meia-lua. Forte, o chute rasteiro morreu em tiro de meta. Pouco mais tarde, Vitinho - outra cara nova na escalação titular - surgiu com liberdade pela direita da grande área e apostou no arremate por cima. Buscando o ângulo, a finalização também cruzou a linha de fundo.
![Foto: Ricardo Duarte](https://fotos.orepublicano.com.br/uploads/fotos/470x0_1739466785_67ae28219b2e5_hd.webp)
Encaixada diante da saída de jogo adversária, a pressão ofensiva do Colorado se provou letal aos 12. Inteligente para antecipar passe enforcado que o zagueiro Rafael Goiano oferecera para Gabriel Davis, Vitinho recuperou a posse já no corredor central da intermediária de ataque, carregou até a meia-lua e, de perna canhota, definiu com força. Rasteiro e preciso, o chute não ofereceu chance de defesa para Guilherme Medina. Ainda cedo, o Inter abria 1 a 0!
A posse de bola seguiu controlada pelo Inter depois da abertura do marcador. Aos 27, inclusive, o Colorado chegou a marcar pela segunda vez, mas o lance foi anulado por impedimento de Bernabei. Após bonita trama de Wesley com Alan Patrick, o argentino fora acionado já dentro da área, de onde cruzou bola rasteira para Vitinho completar em direção às redes.
Se o gol do Clube do Povo foi anulado, o mesmo não pode ser dito sobre o empate mandante. Em rara escapada do São Luiz, Matheuzinho cobrou falta pela direita da área colorada e Rafael Goiano desviou de cabeça para reestabelecer a igualdade no placar.
O São Luiz cresceu com o empate, e chegou a cavar o primeiro amarelo do jogo para Ronaldo. Já Márcio Duarte, aos 43, mostrou estilo para emendar de bate-pronto e levar perigo para a meta de Anthoni. Um minuto depois, Alan Patrick driblou em frente à meia-lua e tentou de canhota. No cantinho, Medina voou para espalmar. O capitão colorado também teve a última chance antes do intervalo: acionado por pivô de Borré, Alanpa finalizou buscando o canto direito do goleiro, que defendeu sem oferecer rebote.
Tal como ocorrera no primeiro tempo, o Inter precisou de poucos minutos do segundo para leva perigo ao gol mandante. É verdade que o cruzamento de Bernabei, feito a centímetros da linha de fundo, não soava ameaçador para a defesa adversária, mas, depois de falha de Medina, que não conseguiu agasalhar, a bola ficou viva em frente à linha fatal. Antes de Vitinho, que acelerava em direção ao gol aberto, Rafael Goiano afastou de carrinho. O São Luiz se escapava por questão de centímetros!
A postura ambiciosa do São Luiz também se fez presente nos movimentos de abertura do segundo tempo. Percebendo sua equipe neutralizada pelo rival, Roger Machado, que já substituíra Wesley por Carbonero, promoveu duas substituições. Na vaga de Ronaldo, entrou Enner Valencia. No lugar de Vitinho, veio Wanderson. Com a dupla em campo, o Inter precisou de menos de cinco minutos para desempatar o confronto.
Mais uma vez, a pressão contra o adversário foi decisiva. Desta vez, quem recuperou a posse para o Inter foi Borré. Em frente à área, o colombiano, que caía pelo corredor esquerdo, percebeu Valencia atacando o meio-espaço entre Thalheimer e Márcio Duarte e ofereceu assistência precisa para o companheiro. Enner dominou com estilo, aproveitou o quique da bola para fintar seu marcador e, apesar do pouco ângulo, emendou lindo chute de perna direita. Golaço do equatoriano!
![Foto: Ricardo Duarte- Sport Clube Internacional](https://fotos.orepublicano.com.br/uploads/fotos/470x0_1739466798_67ae282eb68cd_hd.webp)
A torcida ainda comemorava o 2 a 1 quando Alan Patrick lançou Valencia no mesmo espaço entre zagueiro e lateral adversários. Com a perna direita, o equatoriano dominou fugindo da cobertura de Talheimer e aguardou a ultrapassagem de Wanderson. Na hora certa, Enner ofereceu açucarado passe em profundidade para o camisa 11, que acelerou até a pequena área e, depois de esperar pela decisão do goleiro, mandou um foguete em direção às redes.
O quarto gol quase veio no embalo do terceiro. A dribles curtos, Bernabei enfileirou rivais desde o campo de defesa e, já no ataque, lançou Carbonero. Ao lado da grande área, o colombiano acionou Wanderson, que finalizou de primeira. Teimosa, a bola carimbou o poste! No rebote, Carbonero ainda apostou no chute de cobertura, mas Medina conseguiu a ponte para escanteio. Pouco depois, Alan Patrick precisou deixar o campo de maca. No lugar do capitão, entrou Bernardo.
Os últimos minutos reservaram poucas emoções e muitas entradas ríspidas. Aos 50, o árbitro apitou encerrou o duelo e confirmou a classificação antecipada do Inter como líder do grupo B para as semifinais do Gauchão. Dono da atual melhor campanha estadual, o Clube do Povo defenderá este posto no próximo sábado (15/02), quando encerrará a fase classificatória como mandante.
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano