Porto Alegre foi a capital com a maior temperatura do Brasil nesta segunda-feira

Porto Alegre foi a capital mais quente do Brasil nesta segunda-feira (10), atingindo 37,9°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O novo recorde do ano supera os 37,6°C registrados no dia 4 de fevereiro.

O Rio Grande do Sul enfrenta uma onda de calor intensa, que tem elevado as temperaturas desde o início do mês, impactando principalmente as regiões Sul e Centro-Oeste do país.

Cidades mais quentes do RS nesta segunda-feira (10):

 Uruguaiana – 40,4°C

 Santiago – 40,1°C

 São Vicente do Sul – 39,7°C

 Teutônia – 39,3°C

 Santa Maria – 38,3°C

Outras cidades como São Gabriel, São Borja e Campo Bom também registraram 39°C.

Causa do calor extremo

A alta temperatura é resultado de uma massa de ar quente e seco estacionada sobre o Sul do Brasil, dificultando a formação de nuvens e reduzindo as chances de chuva.

Consumo de energia em alta

Com o calor intenso, o consumo de energia elétrica aumentou significativamente, principalmente devido ao uso intensivo de ar-condicionado, geladeiras e chuveiros elétricos.

Para evitar o desperdício de energia, a CEEE Equatorial recomenda algumas medidas:

 Evite ligar vários aparelhos de alta potência ao mesmo tempo, especialmente em extensões elétricas.

 Mantenha geladeiras e freezers longe do sol e fontes de calor, garantindo a boa vedação das portas.

 Ajuste o ar-condicionado para 23°C e feche portas e janelas para reduzir o consumo.

 Reduza a temperatura do chuveiro elétrico e limite o tempo de banho.

A expectativa é de que as temperaturas continuem elevadas nos próximos dias, reforçando a necessidade de cuidados com a saúde e o consumo consciente de energia.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano