Vereadora propõe lei para barrar financiamento público de eventos com apologia ao crime

A vereadora Mariana Lescano (PP) apresentou um projeto de lei que busca proibir o uso de recursos públicos para financiar eventos que promovam qualquer tipo de apologia ao crime organizado e às drogas. Batizada informalmente de “lei anti-Oruam”, a proposta tem como referência uma iniciativa semelhante da vereadora paulistana Amanda Vettorazzo.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Mariana Lescano afirmou que tais eventos podem influenciar negativamente os jovens ao “normalizar a bandidagem”. A parlamentar ressaltou que sua trajetória como policial penal reforça seu compromisso no combate ao crime.

“Esse projeto fez com que Amanda Vettorazzo fosse extremamente ameaçada pelo crime organizado. Eu, como policial penal há dez anos, combati o crime organizado. E aqui em Porto Alegre, não vamos permitir que o dinheiro público continue a financiar eventos que incentivem o crime e as drogas”, declarou.

A vereadora mencionou como exemplo apresentações do funkeiro Oruam, que, segundo ela, faz referências ao Comando Vermelho. O vídeo publicado pela parlamentar exibe trechos de shows do artista, nos quais há menções à facção criminosa e ao consumo de drogas.

Mariana defende que mudanças estruturais devem começar em nível local, por meio da criação de leis municipais. Além disso, a parlamentar sugere que outras cidades adotem medidas semelhantes. Segundo ela, há uma ligação entre setores da esquerda e o crime organizado, o que, em sua visão, reforça a necessidade de um posicionamento firme por parte do poder público.

A proposta será analisada pela Câmara Municipal de Porto Alegre.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

Siga-nos
Seguir página
Seguir
Inscrever-se
Seguir