"As Confissões da Bahia em Quadrinhos" ganha destaque em painel gratuito no Odisseia de Literatura Fantástica 2024

Porto Alegre se prepara para receber um dos eventos mais importantes do cenário cultural brasileiro, a 10ª edição do congresso literário Odisseia de Literatura Fantástica 2024, que acontecerá no Espaço Força e Luz. Nele, no dia 1º de dezembro, Alexey Dodsworth - roteirista de “As Confissões da Bahia em Quadrinhos”, finalista na categoria “Quadrinhos Fantásticos” do Prêmio Odisseia - participará de um painel gratuito e aberto ao público sobre detalhes  e curiosidades da obra e as reflexões que ela imprime.

O roteirista explanará sobre os bastidores, desde o processo criativo em colaboração com Cristina Lasaitis até as contribuições artísticas de sete ilustradores talentosos: Alson Castro, David Arievilo, Débora Santos, Isaque Sagara, Kirnna Schaun, Roberta Cirne e Tunak. Os presentes poderão interagir, conhecer os desafios e percorrer as conexões entre história e fantasia.

“O evento é um espaço de troca de ideias e valorização da cultura. É uma honra compartilhar com o público de Porto Alegre uma obra que revisita nosso passado e faz pensar sobre alguns aspectos do presente”, comenta Dodsworth.

Domingo, às 13h, além da presença de Dodsworth, o painel “Horizonte do Fantástico” será composto por Alana Brezolin e Duda Falcão.

Diálogo entre história, fantasia e arte

O quadrinho narra a chegada do padre Heitor Furtado de Mendonça ao Brasil, enviado pelo Tribunal do Santo Ofício para instaurar o “tempo da graça”. Durante este período, pecados confessados seriam perdoados, mas o pânico tomou conta da colônia, o que resultou em traições e acusações.

Com roteiro instigante e arte impactante,  “As Confissões da Bahia em Quadrinhos” desafia o leitor a refletir sobre temas como poder, medo e moralidade. A obra tem 112 páginas, classificação indicativa +18 e já se consolidou como um dos principais lançamentos dos quadrinhos nacionais ao misturar história e elementos imaginários para abordar a intervenção do Santo Ofício na Bahia em 1591. Recentemente premiada como “Melhor Projeto Editorial” no Troféu HQMix 2024, a obra é um marco nos quadrinhos nacionais, por ser a primeira a retratar esse período sombrio do passado brasileiro por meio da arte sequencial.

Sobre Alexey Dodsworth Magnavita de Carvalho: É escritor e roteirista brasileiro de histórias em quadrinhos de ficção científica e fantasia, filósofo e acadêmico dedicado a pesquisas sobre futurismo e transumanismo.

Serviço: Odisseia de Literatura Fantástica 2024

Data: 30 de novembro e  1º de dezembro de 2024

Local: Espaço Força e Luz -  Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico, Porto Alegre/RS 

Painel “Horizonte do Fantástico” com Alexey Dodsworth, roteirista de “As Confissões da Bahia em Quadrinhos”

Dia 1º de dezembro, às 13h com entrada franca

Mais informações:  odisseialitfan.wordpress.com

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano