Em Portugal, Deputados reforçam debate sobre valores do Conservadorismo

Nesta quinta-feira (21), o vice-presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Paparico Bacchi, chegou em Lisboa, em Portugal, para cumprir agenda institucional no Parlamento português e para participar de uma reunião no Institutum Veritas Liberat.

Na companhia do deputado federal português, Ricardo Regalla Dias Pinto, do Chega, juntamente ao deputado estadual, líder da Bancada do Partido Liberal no RS, Rodrigo Lorenzoni, e ao ex-ministro do presidente Bolsonaro, Onix Lorenzoni, os líderes políticos conheceram as dependências da Assembleia da República e discutiram a situação política mundial, com a atual polarização partidária e as dificuldades que isso implica ao diálogo de ideias nos dois países.

Paparico Bacchi destacou:

“Vivemos tempos muito difíceis, de intolerância em diversos setores da nossa vida e de uma democracia relativa, mas que representam uma oportunidade para que exercemos nossa responsabilidade, de fortalecer os valores fundamentais que sempre nortearam nossa essência como ente familiar e da sociedade, e de reabilitá-los, tanto no Brasil, em Portugal e nos demais países, ao redor do mundo”, explicou o deputado estadual.

No Institutum Veritas Liberat, reconhecida entidade que, desde sua criação, em 2020, defende e debate a Direita e o Conservadorismo em Portugal e no Brasil, os deputados gaúchos participaram de um podcast, com o também brasileiro e mineiro, Marcelo Rabello, fundador do instituto, e puderam apresentar suas iniciativas e trocar experiências sobre o movimento conservador na Europa.

Segundo o deputado Paparico Bacchi, o encontro teve o objetivo de fortalecer os vínculos entre o movimento conservador no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, e seus equivalentes europeus, promovendo o intercâmbio de ideias e a construção de parcerias estratégicas que possam beneficiar ambas as regiões.

“Temos mais em comum, com o que está ocorrendo aqui em Portugal, do que pensávamos. Em ambos países, enfrentamos sérias dificuldades com a falta da livre atividade econômica e as altas taxas tributárias, impostas pelos políticos de esquerda, que estão no poder, para limitar o crescimento do cidadão brasileiro e também do português”, explicou o vice-presidente do Parlamento gaúcho.

Rodrigo Lorenzoni destacou um dos principais valores do Conservadorismo, como sendo a defesa da importância da nossa liberdade. Para o deputado, a chamada “mãe das liberdades" é a liberdade econômica e explana: “A partir do cidadão ter a oportunidade de ter o seu negócio e a liberdade de buscar a sua renda, ele passa ter as condições, absolutamente, necessárias para escolher o que pretende fazer da sua vida, sem depender de nada, tampouco de alguém, a não ser do seu trabalho”, ressaltou o parlamentar.

Lorenzoni acrescenta ainda que, uma das formas da ideologia de esquerda tentar fragilizar o tecido social, para impor o seu projeto totalitário e hegemônico de poder, é destruir a liberdade econômica: “Tirar a possibilidade das pessoas prosperarem é deixá-las refém do governo. Isso é feito exercendo altas cargas tributárias, muita burocracia, sufocando os negócios, os empreendedores quebram, assim não há geração de emprego e renda, e todo mundo passa a depender de políticas de assistência do governo. Desta forma fica muito mais fácil para o governo manipular e sequestrar as pessoas, cerceando as nossas liberdades”, esclarece Lorenzoni.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do RS, corroborou com o exercício de reflexão, apontando o motivo do sucesso de países que se destacaram mundialmente: “Sou formado em História, com ênfase em Economia, e tenho visto que, os governos que deram certo foram os que tiveram uma boa economia. Não existe governo bom, se a sua economia vai mau. Apesar do que estamos vivendo, percebo que estamos em um momento muito rico da política no Brasil e na Europa também. Estamos observando que as diferentes gerações estão se movendo a favor daquilo que as move para uma vida melhor. Percebo que este ciclo do socialismo, que por muito tempo perdurou, agora está chegando ao fim. O renascimento da Direita veio para dizer que este pensamento está errado”, concluiu o deputado Paparico Bacchi.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano