Projeto da Associação de Futebol Argentino quer formar atletas no Rio Grande do Sul

Firmado há alguns meses e previsto para ser lançado oficialmente na próxima segunda-feira (18), um projeto da Associação de Futebol Argentino (AFA) pretende formar atletas no Rio Grande do Sul.

A iniciativa, promovida pela atual campeã do mundo, ocorre em parceria com o Soledade Futebol Clube, em Porto Alegre.

Projeto da AFA

As partes começaram a dialogar em março deste ano;

Gustavo Grossi, ex-diretor de base do Inter e atual diretor esportivo da AFA Internacional, conduziu as tratativas para abrir uma academia em solo gaúcho;

Um dos motivos pela escolha de Porto Alegre foi a proximidade de culturas entre Argentina e Rio Grande do Sul.

Lançamento oficial

Com promessa de receber até 1000 promessas do futebol, o projeto capitaneado pela AFA será apresentado oficialmente na próxima segunda-feira (18), na sede do Soledade, na zona norte de Porto Alegre.

A capital gaúcha terá a sexta unidade do projeto. A associação argentina já realiza operações em Miami (EUA), Madri e Barcelona (Espanha), Tanger (Marrocos) e Medelín (Colômbia).

Segundo Francisco Lodi, presidente do Soledade, a intenção da AFA é expandir a metodologia para desenvolver projetos e contribuir com o futebol no mundo.

Atividades começam em três meses

A data para início dos trabalhos na sede do Soledade está prevista para 17 de fevereiro. Antes, o clube vai implementar melhorias para receber os jovens.

O local deverá ter estrutura para eventos, departamento de fisioterapia, scout e até a construção de um estádio.

“O clube espera entregar o estádio até o fim do primeiro semestre de 2025. O CT já conta com quatro campos de futebol 7, um deles coberto. Agregaremos um campo de 11 sintético”, informou o dirigente.

Expectativa

Inicialmente, o projeto da AFA deve acolher 350 atletas ainda no primeiro semestre de 2025, com expectativa de atender 800 pessoas até o fim do ano.

Em 2026, a intenção é ainda mais ambiciosa, pois a iniciativa deve ter 1000 garotos. Para conduzir as atividades, o Soledade deve contar com profissionais brasileiros e argentinos com passagens por clubes da primeira e segunda divisão.

“A temporada de 2025 inicia com atletas de cinco a 15 anos. Em 2026 esperamos até a 17 e, a partir de 2027 estar com todas as categorias, do sub-5 ao sub-20”, completou Lodi.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

Siga-nos
Seguir página
Seguir
Inscrever-se
Seguir