Americanos vão às urnas para definir o futuro da nação

Terça-feira, 5 de novembro de 2024, para muitos mais um dia normal. Não para os mais de 330 milhões habitantes dos Estados Unidos. Hoje os cidadãos americanos começam a definir quem assumirá o posto deixado por Joe Biden. 

Primeiros votos

A primeira urna das eleições dos Estados Unidos foi aberta na pequena comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire. Por lá, a votação começou exatamente à meia-noite do horário local (2h, em Brasília).

Dixville Notch fica no condado de Coös, próximo à fronteira com o Canadá. Nas eleições de 2020, apenas cinco eleitores votaram na urna instalada ali. À época, todos os votos foram para Joe Biden. Segundo o Censo dos Estados Unidos, a população oficial da comunidade é de apenas quatro pessoas. 

O cenário é diferente na Carolina do Norte. No distrito eleitoral sediado em Wilmoington,  que abriu pontualmente às 6h30 no horário local, uma grande fila começou a se formar. Quando o distrito abriu, de 30 a 40 pessoas estavam na fila e a multidão cresceu desde então.

Trump x Kamala

Talvez essa seja a disputa eleitoral mais equilibrada da história da terra do Tio San. A prova disso é que na primeira urna apurada, Kamala e Trump tiveram um empate. Lembra a primeira urna aberta para votação na comunidade de New Hampshire.  O resultado foi divulgado logo após os seis eleitores registrarados votarem. Quatro republicanos e dois eleitores não declarados participaram. E houve um empate, três votos para Kamala Harris e três para Donald Trump. Falando neles, ele já cumpriram seu papel como bons eleitores americanos. 

O candidato republicano votou no início da tarde em um centro recreativo em Palm Bech, perto de Mar-a-Lago, na Flórida. O perímetro em torno do local foi fechado, com ronda de agentes do Serviço Secreto e patrulha de um helicóptero. 

Trump voltou a dizer que os EUA estão em decadência, citando temas como inflação e imigração, narrativa que tem utilizado durante a campanha:

"Temos um país com problemas em muitas maneiras, não é exatamente perfeito". 

A candidata democrata, a vice-presidente Kamala Harris disse a repórteres no último domingo que votou antecipadamente para a eleição de 2024, preenchendo sua cédula e enviando pelo correio para a Califórnia, onde está seu registro eleitoral. Ela postou um vídeo em suas redes sociais no qual falou sobre o voto pelo correio e disse confiar no sistema eleitoral do país.

Segundo informações da CNN, até o final da tarde de ontem, cerca de 78 milhões de eleitores já tinham votado de forma antecipada

Enquanto o resultado não sai, o mundo tenta antecipar quais os possíveis cenários teremos nos próximos quatro anos. Até porque o futuro presidente dos Estados Unidos, vai muito além das fronteiras norte americanas.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

Siga-nos
Seguir página
Seguir
Inscrever-se
Seguir