O Futebol está morrendo!

Ontem presenciamos uma das maiores injustiças no mundo do Futebol. O meia Rodri, do Manchester City, recebeu o prêmio Bola de Ouro da revista  France Football. Vini Jr. que também concorria ao prêmio, e era o favorito ficou em segundo lugar, o que chocou o mundo do futebol, ou pelo menos quem ama e aprecia o Futebol na sua real essência.

Mas por que tanta indignação? Por que tão injusto a premiação de Rodri? Injusto é uma palavra muito forte. Mas vamos analisar, na temporada passada, Rodri não concorreu a melhor jogador da Premier League e nem mesmo do Manchester City, time que ele joga. “ Ah mas ele ganhou a Eurocopa”. Bom se fosse por isso, Casemiro tem 5 Champions League e uma copa América e não foi o melhor do mundo. Iniesta e Xavi ganharam copa do mundo e não foram eleitos os melhores do mundo. Existem dois pontos que quero destacar.

Premiação sem critério

O prêmio Bola de Ouro ocorreu desde 1956, e já consagrou grandes jogadores, inclusive brasileiros. Durante dez anos a premiação dividiu suas atenções para premiar Cristiano Ronaldo e Messi. Foi uma época em que se votava ou em Messi ou em Cristano, pois eles faziam muito por merecer. 

Bom, os anos foram se passando e no meio disso o Futebol foi vivendo imensas mudanças, no modo de jogar e no modo de se fazer futebol. A prova disso é a entrada de pessoas poderosíssimas comprando clubes de Futebol. Com a forte influência do dinheiro, até mesmo dentro da premiação é claro que uma hora ou outra ia acontecer. Antes o prêmio que era feito por pessoas comprometidas em analisar o Futebol jogado com a bola pé hoje é avaliado por um monte de cartolas que usam todos os critétios ( Dinheiro, nacionalidade, Religião, cor da pele etc…)  menos o futebol.

Vini incomoda, ou melhor, a alegria brasileira incomoda.

Nós vivemos em um mundo globalizado e totalmente dominado pelo eurocentrismo. E não é diferente no Futebol. Imagina só, eles inventaram o tal de Futebol, mas durante muitos e muitos anos, eles foram coadjuvantes de um esporte que eles mesmo inventaram. A prova disso é a Copa do Mundo, o Brasil é o maior campeão. Além disso, a Argentina com Messi é o país que mais elegeu os melhores do mundo. O Brasil poderia estar nessa lista também, são cinco brasileiros que ganharam a bola de ouro. Mas poderiam ter sido bem mais. Só não foi  porque só ganha o prêmio de melhor do mundo quem joga na europa. 

E podemos afirmar que durante muitos anos, tivemos o melhor campeonato nacional de Futebol do mundo. Não é atoa que muitos abriram mão de jogar na Europa para jogar no Brasil, a prova disso é Romário. 

Outra prova que durante muitos anos eles foram os coadjuvantes. Santos, Flamengo, Grêmio, São Paulo, Inter e Corinthians, Boca Júniors, River Plate, Racing, Estudiantes, Penharol, Independiente, Nacional, Olímpia e Vélez, foram campeões contra os “Todo poderosos” da Europa.

Em meio a crise que o Futebol brasileiro vive, não podemos negar isso. O Eurocentrismo voltou a dominar o futebol mundial. Vemos isso em  seus esquemas táticos chatos como o de Pep Guardiola, que tenta ao máximo reprimir a alegria e ousadia do futebol brasileiro. Com isso vimos um futebol de toque chato, sem drible, sem gol bonito, um futebol robotizado que eles tem orgulho de dizer que inventaram.

Mas mesmo assim os craques brasileiros não deixam de brilhar. A prova disso é Vini Jr. Além de jogar muito futebol, ainda tem lutado fora das quatro linhas, contra o racismo, um comportamento arcaico que não cabe mais no mundo que vivemos, mas que predomina na Europa.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano