Depois de convocar 65 nomes, Dorival Jr. começa encontrar solução para o futura da seleção

A seleção Brasileira fechou a sua penúltima data FIFA de 2024 com resultados positivos. Mesmo com vários problemas de lesão que renderam cortes de jogadores importantes como Vini Jr. e Brenner, Dorival montou um time suficiente para alcançar os resultados que precisava.

Desde que assumiu a seleção brasileira em janeiro deste ano, Dorival Jr. já chamou 65 jogadores, o que é mais que Tite utilizou durante todo o seu ciclo. Alguns nomes que foram chamados para essa data FIFA por Dorival tiveram destaque positivos e outros nem tanto. Vamos a lista:

Éderson: 

O goleiro do City vem há alguns ciclos na seleção, teve algumas chances como titular e com a lesão de Alisson ele foi titular nesta rodada das eliminatórias. Porém a falha no gol do Chile em Santiago deixou claro que o goleiro titular deve ser Alisson. Éderson deve ser reversa e a terceira vaga deve ficar com  Bento.

Marquinhos e Gabriel Magalhães:

A zaga do Brasil foi pouco exigida nesta rodada, mas a tendência é que após a recuperação de lesão, Militão será o titular ao lado de Gabriel Magalhães de certa forma rejuvenescendo a defesa Canarinho.

Danilo, Vanderson e  Abner:

Todos sabemos que as laterais do Brasil vem sendo um ponto de atenção durante essa entressafra ruim. Desde Marcelo e Daniel Alves, o Brasil não conseguiu achar laterais de qualidade, e as exigências não são poucas quando se olha o histórico de laterais que vestiram a amarelinha. Desde 2022 a solução mais viável encontrada pelos treinadores foi Danilo, porém na copa de 22, Tite usou militão na lateral. Mas essa data FIFA deixou claro que a data de validade de Danilo na seleção encerrou. Suas atuações pós copa de 22 foram ruins e essa rodada das eliminatórias deixou evidente isso, principalmente após a falha contra o Chile.

A boa notícia é que Dorival achou uma solução tecnicamente melhor. Vanderson fez um primeiro tempo um pouco diferente do que está acostumado, jogando mais de forma defensiva, porém no segundo tempo, ele jogou mais livre de forma ofensiva e apoiando os atacantes.

Na lateral esquerda, Abner aproveitou bem sua chance. Fez um bom jogo contra o Chile sendo bem participativo e contra o Peru fez um jogo “ok”, sem falhas e bem participativo. 

Raphinha, Gerson e Paquetá

No meio campo, Dorival ganhou alternativas. André e Bruno Guimarães foram “ok”, André deve ser o primeiro volante na próxima rodada. Mas o ponto principal foi na função de camisa 8. Paquetá fez um copa regular e vinha sendo convocado regularmente, porém os problemas com a justiça inglesa e também brasileira acarretaram problemas extra campo que podem estar atrapalhando sua carreira. As atuações de Paquetá na copa américa deste ano foram muito abaixo do esperado,e as partidas que ele vinha fazendo nas eliminatórias também, talvez seja o momento de uma pausa nas convocações de Paquetá. 

A boa notícia é que Gerson foi um dos melhores jogadores em campo contra o Peru e deve receber mais oportunidades nas próximas convocações, e se continuar com boas atuações tem chance de se firmar como o segundo homem de meio campo. Raphinha também foi destaque no jogo contra o Peru, com os dois gols, mas também por ter feito boas partidas sendo o camisa 10, e ainda sem saber quando teremos Neymar à disposição ele pode ser uma boa solução para as próximas partidas.

Luiz Henrique e Igor Jesus

Sem dúvida nenhuma, as melhores notícias para a seleção, foram as boas partidas de Luiz Henrique e Igor Jesus. Os atacantes botafoguenses comandaram a virada fora de casa contra o Chile e fizeram uma ótima partida contra o Peru. Além disso, eles tem ótimas chances de serem titulares nas próximas rodadas.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano