Possível Causa da Queda do Avião Surpreende

Informações iniciais indicam que a principal hipótese sobre a queda do avião da VOEPASS (antiga Passaredo), que fazia o trajeto Cascavel (PR) - Guarulhos (SP), é a formação de gelo na área da rota em que a aeronave operava durante o voo. O acidente ocorreu na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, resultando na morte das 62 pessoas a bordo.

O avião envolvido no acidente era um ATR 72-500, um modelo conhecido por enfrentar problemas com a aderência de gelo severo, como o observado nesta quinta-feira.

Alguns pilotos, sob condição de anonimato, relataram que o comandante da aeronave acidentada solicitou ao controle de voo uma descida de altitude devido ao gelo. Ainda não se sabe se ele conseguiu realizar a descida antes de perder o controle da aeronave.

A formação de gelo durante o voo pode se acumular nas asas e reduzir a sustentação da aeronave ou obstruir os tubos de Pitot, que fornecem dados de velocidade para os instrumentos de voo. Esse foi, por exemplo, um dos fatores principais que contribuíram para o acidente com um Airbus A330 da Air France, ocorrido próximo a Fernando de Noronha.

O avião acidentado nesta sexta-feira foi fabricado em 2010 e estava em conformidade com as normas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que continua a investigação sobre as causas do acidente.