AliExpress e Magalu firmam parceria estratégica para venda de produtos no Brasil

O AliExpress anunciou nesta segunda-feira (24) que seus produtos da linha "Choice" estarão disponíveis no Brasil por meio do marketplace do Magazine Luiza.

Essa linha é conhecida pelo serviço de compras premium da empresa chinesa, oferecendo produtos com "o melhor custo-benefício e rapidez na entrega", conforme comunicado ao mercado.

A parceria está prevista para iniciar no terceiro trimestre de 2024, embora as negociações tenham começado no ano passado, conforme revelado pelas empresas.

Frederico Trajano, CEO do Magalu, e Briza Bueno, diretora do AliExpress para a América Latina, explicaram que os produtos a serem comercializados na plataforma do Magalu são "itens de cauda longa", incluindo produtos de beleza, eletrônicos e material de escritório.

Adicionalmente, foi informado que os produtos 1P — aqueles vendidos diretamente ao consumidor final pelo e-commerce — do Magazine Luiza serão distribuídos em todo o território nacional através da plataforma do AliExpress Brasil.

"Inicialmente, serão vendidos itens das categorias de bens duráveis, nas quais o Magalu é líder de mercado no Brasil, com logística abrangente e multicanalidade, fortalecendo também as vendas do e-commerce com estoque próprio (1P) da Companhia", informou o Magazine Luiza sobre a venda de produtos próprios no AliExpress.

Frederico Trajano destacou que a parceria traz benefícios significativos devido à complementaridade dos produtos oferecidos por cada marketplace. "Quanto mais produtos disponíveis para o consumidor na minha plataforma, melhor".

Briza Bueno mencionou que o foco principal da empresa chinesa no momento é disponibilizar itens como geladeiras e outros bens pesados, "algo que o AliExpress não tem, mas o Magalu possui grande força".

Para o Magalu, as maiores vantagens virão de segmentos como acessórios de informática, produtos de moda, ferramentas e itens para bebês — áreas onde o AliExpress oferece maior diversidade.

"A parceria une duas das maiores audiências do e-commerce brasileiro, com mais de 700 milhões de visitas mensais em ambas as empresas, permitindo ao consumidor final acesso a um vasto portfólio de produtos, com curadoria e serviço de qualidade", declarou o Magalu, em nota.

Confira o comunicado do Magazine Luiza na íntegra:

"MAGAZINE LUIZA S.A. (“Companhia” ou “Magalu”) comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que celebrou um acordo com o Aliexpress, plataforma de marketplace internacional do Alibaba International Digital Commerce Group (“Aliexpress”), para a listagem e venda de seus produtos em ambos os marketplaces.

O Aliexpress passará a vender como seller do marketplace do Magalu (3P), oferecendo milhares de itens da sua linha Choice – serviço de compras premium, incluindo produtos com o melhor custo-benefício e velocidade de entrega.

Serão disponibilizados produtos das mais diversas categorias, totalmente complementares às disponíveis atualmente no e-commerce do Magalu. Com isso, a Companhia amplia de forma significativa o sortimento oferecido, acelerando a sua estratégia de diversificação de categorias e de aumento da frequência de compra. Os pedidos realizados no Magalu serão importados por meio do programa Remessa Conforme, impulsionando a operação cross border da Companhia.

Ao mesmo tempo, o Magalu oferecerá produtos do seu estoque próprio na plataforma brasileira do Aliexpress, também complementando o sortimento oferecido por eles. Serão vendidos, inicialmente, itens das categorias de bens duráveis, nas quais o Magalu é líder de mercado no Brasil, com capilaridade logística e multicanalidade, fortalecendo também as vendas do e-commerce com estoque próprio (1P) da Companhia.

A parceria potencializa duas das maiores audiências do e-commerce brasileiro, com mais de 700 milhões de visitas mensais nas duas empresas, e possibilita que o consumidor final tenha acesso a um amplo portfólio de produtos, com curadoria e serviço de qualidade.

Um acordo desse tipo é inédito para ambas as empresas. É a primeira vez que o Alibaba, por meio do Aliexpress – uma das maiores empresas de e-commerce do mundo – faz um acordo estratégico com uma empresa fora da China. Para o Magalu, é a primeira vez que seus produtos serão listados e vendidos por meio de outra plataforma de marketplace."