Chuvas intensas elevam e muito nível do Guaíba e Porto Alegre entra em alerta
O Rio Grande do Sul está prestes a enfrentar uma série de eventos climáticos adversos nesta semana, conforme avisos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o Inmet, o estado deve se preparar para chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo.
O nível do Guaíba é motivo de preocupação novamente. Em menos de 24 horas, o nível subiu de 3,18m às 18h30 do domingo (23/6) para 3,41m no início desta manhã, levando as autoridades a emitirem um alerta. Os moradores da capital gaúcha, assim como das cidades no entorno, estão apreensivos e em estado de alerta.
Desde a semana passada, com o aumento das precipitações, as águas superaram a cota de alerta de 3,15 metros. A cota de inundação é de 3,60 metros.
Em comunicado, a Defesa Civil de Guaíba "orienta todos que estão em áreas de risco, nas margens do lago, a procurar um local seguro ou dirigir-se ao abrigo municipal do Ginásio do Coelhão".
Tempestades iminentes
Enquanto isso, nas áreas da fronteira oeste, campanha e sul do estado, espera-se o retorno do sol, apesar da variação de nuvens.
Quanto à queda de temperatura, o Inmet alerta para uma diminuição em todo o estado até terça-feira (25/6). Na metade norte do RS, a queda deve ser entre 3ºC e 5ºC. Já na metade sul, o declínio deve superar 5ºC.
Frente fria trará mais chuvas
De acordo com a Climatempo, na terça-feira (25/6), a campanha gaúcha pode começar com geada e temperaturas próximas de 4 °C em Bagé. Nas Missões, há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. No norte do estado, o risco de temporais diminui, restando apenas possibilidade de garoa.
Na quarta-feira (26/6), uma nova área de baixa pressão deve se formar próxima à costa, associada a uma frente fria, trazendo chuva para grande parte do estado gaúcho.
Na quinta-feira (27/6), uma queda significativa nas temperaturas é esperada no Rio Grande do Sul com o afastamento da frente fria em direção ao sudeste, seguida pela chegada de uma nova massa de ar frio de origem polar sobre o sul do Brasil.