Atacado em Porto Alegre é multado por vender produtos danificados pela enchente

Um atacado localizado na zona norte de Porto Alegre foi multado nesta terça-feira (18) por comercializar produtos que ficaram submersos na água da enchente. A ação de fiscalização foi realizada pelo Procon da Capital, a pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul, após receber uma denúncia. O nome do estabelecimento não foi revelado.

Durante a fiscalização, os funcionários foram flagrados lavando os itens danificados antes de vendê-los aos consumidores. Entre os produtos retirados estavam potes de doce de leite e latas de ervilha em conserva, pêssego em calda e cerveja.

"Recebemos a denúncia e encontramos embalagens danificadas, sujas e até furadas", informou Rafael Gonçalves, diretor do Procon Municipal.

O Procon registrou um auto de infração e aplicou a multa ao atacado. O estabelecimento, que fica próximo ao aeroporto, não teve seu nome divulgado. Gonçalves destacou que a fiscalização continuará em outras regiões.

O Ministério Público alerta que alimentos, embalagens e produtos que entraram em contato com água de enchente não podem ser comercializados, devido aos riscos à saúde humana.

Em Porto Alegre, o Procon orienta os consumidores a denunciarem irregularidades via WhatsApp do 156. Para isso, basta adicionar o número (51) 3433-0156 no aplicativo, enviar uma mensagem e selecionar a opção 2.