Especialistas revelam 5 alimentos que não devem ser guardados na geladeira

Armazenar alimentos na geladeira pode ser eficaz para conservá-los e prolongar sua vida útil, mas nem sempre é o melhor método. Para quem corre para guardar todos os itens na geladeira ao chegar do hortifruti, é importante conferir esta lista.

Alguns vegetais e frutas comuns perdem suas propriedades quando mantidos em temperaturas baixas, o que pode fazer com que estraguem mais rapidamente.

Veja a seguir alguns exemplos: batata, alho, tomate, cebola e laranja.

Entenda os motivos abaixo:

Cebola

A umidade da geladeira faz com que as cebolas fiquem moles e mofem rapidamente. Portanto, é melhor armazená-las em locais frescos e arejados, e longe das batatas, pois juntas elas emitem um gás que acelera o apodrecimento.

Tomate

A baixa temperatura da geladeira interrompe o amadurecimento do tomate, fazendo com que ele perca aroma e sabor, além de adquirir uma textura “farinhenta”.

Alho

Na geladeira, o alho tende a brotar pequenos rebentos, o que acelera o apodrecimento. Envolvê-lo em um pano seco e mantê-lo em um local arejado é uma boa estratégia para prolongar sua durabilidade.

Batata

O amido das batatas se converte em açúcar mais rapidamente na geladeira, tornando-as mais doces e “farinhentas”. É melhor armazenar as batatas em um local ventilado e distante das cebolas.

Laranja

Embora seja comum guardar frutas na geladeira, as laranjas devem ser mantidas em locais frescos e arejados. Na geladeira, elas amadurecem mais rápido, duram menos e perdem vitaminas.