Faustão faz sessões de hemodiálise após três meses de transplante
Fausto Silva segue realizando sessões de hemodiálise, mesmo após três meses de ter passado por um transplante de rim, o segundo em menos de um ano. Aos 74 anos, o apresentador também recebeu um novo coração em agosto de 2023.
Segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, Faustão está utilizando uma moderna máquina de hemodiálise portátil, que oferece maior liberdade e mobilidade para pacientes com doença renal crônica.
"A tecnologia é muito similar à da máquina convencional. Ela é miniaturizada, menor, permitindo que a diálise seja feita em casa. No entanto, promove o tratamento com a mesma eficácia", explicou ao jornal o nefrologista Pedro Túlio Rocha.
Uma máquina portátil de hemodiálise pesa cerca de 30 quilos e pode ser transportada até mesmo em viagens. Seu uso elimina a necessidade do paciente se deslocar a centros especializados para realizar o procedimento.
No início de abril, três semanas após a cirurgia, a esposa do apresentador, Luciana Cardoso, revelou que houve uma rejeição do rim transplantado. Por conta disso, Fausto Silva precisou iniciar um tratamento mais intenso que, segundo ela, apresentou resultados positivos já no segundo dia.
"Há dois dias tivemos a resposta positiva que esperávamos: a rejeição foi superada. (…) A partir de agora, nossa expectativa é que o tempo traga o reequilíbrio necessário para que todo o organismo volte a funcionar em harmonia", disse ela na época.
Um dos objetivos de um transplante de rim é liberar o paciente da necessidade de diálise. A rejeição é mais comum entre pacientes que recebem um rim de um doador falecido, como foi o caso de Faustão.