Temido pela esquerda, partido Chega quadruplica de tamanho em eleição portuguesa
Portugal foi às urnas neste domingo (10) para eleger os 'novos' membros da Assembleia da República, o órgão legislativo do Estado que exerce a soberania do país europeu ao lado do Poder Executivo.E o resultado foi um crescimento da representatividade da direita, agora em maioria diante da esquerda.
O maior vencedor foi o partido de direita-conservador Chega, que obteve mais de 1 milhão de votos, liderado pelo deputado André Ventura.
Com 100% das urnas apuradas, a legenda conquistou 48 cadeiras, praticamente quadruplicando o número de parlamentares em relação á legislatura anterior.
O partido Aliança Democrática, de centro-direita, também cresceu agora vai ocupar 79 cadeiras.
O maior derrotado foi o Partido Socialista, que nas eleições de 2022 tinham conseguido 41,3% e 120 deputados, agora reduzido a 28,7% e 77 assentos no Parlamento.
Para obter maioria e, portanto, governabilidade, AD e Chega terão, entretanto, que chegar a um consenso e trabalhar em coalizão.
Independentemente deste 'acordo', os socialistas saem extremamente enfraquecidos e sem o antigo poder de decidir os rumos de Portugal.
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano