Prefeito de Não-Me-Toque, cidade que está no centro do agronegócio mundial, recebe medalha de Bolsonaro
"Imbrochável, incomível e imorrível”. A célebre frase usada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em discursos e eventos pelo país começou como uma brincadeira, mas acabou sendo levada muito a sério e, quem diria, foi transformada em uma medalha – apelidada de ‘3 Is’ – que o capitão faz questão de presentear, simbolicamente, àqueles que considera figuras importantes da política nacional.
Assim, a medalhinha que ele costuma carregar consigo a todos os locais que visita, acaba ganhando a cena, como em sua recente passagem pelo município de Não-Me-Toque, no interior do Rio Grande do Sul, sede da tradicional feira internacional do agronegócio, Expodireto Cotrijal.
Bolsonaro visitou o local na terça (5) e foram muitos os vídeos que viralizaram, com uma verdadeira multidão à sua volta. Assim, mesmo para as figuras de destaque locais, não foi nada fácil conseguir um contato direto com ele.
Mas a sorte do prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos (PL/RS), conhecido popularmente como Maninho, já estava marcada, ou melhor, decidida pelo próprio ex-presidente.
Jair havia reservado, vejam só, a cobiçada medalha para o jovem político eleito para exercer seu primeiro mandato no executivo local, nas eleições de novembro de 2020, com mais de 52% dos votos válidos.
O prêmio foi entregue em mãos e hoje está guardado com carinho, mas o que fica é a marca de ter sido reconhecido e lembrado por um dos políticos mais populares da história recente do Brasil e, sem dúvida, de toda a história da política nacional.
Nascido em 11 de junho de 1981, Gilson dos Santos é empresário e começou a trabalhar aos 14 anos entregando jornal. Com 16 anos foi morar em Portão, onde ficou até 2000. Quando retornou para Não-Me-Toque trabalhou por um período na empresa Jan, até que em 2004, em parceria com um amigo, comprou uma metalúrgica.
Em 2006, mantendo a sociedade com o amigo, comprou a empresa MolaSul. Na sequência inaugurou mais uma empresa, focada na exportação de aço.
Sua trajetória política começou naturalmente, pois já era uma figura de destaque na região, por causa de seu empreendedorismo. Lançou-se como vereador e foi eleito por dois mandatos, em 2008 e 2012, sendo presidente da Câmara de Vereadores em duas oportunidades. Em 2014 quando era presidente do Legislativo, recebeu um prêmio do Tribunal de Contas do Estado por ser uma das câmaras mais transparentes do RS.
O reconhecimento para assumir o principal cargo da cidade veio em seguida, com a eleição em 2020.
Nestes quatro anos como prefeito, a cidade de pouco menos de 18 mil habitantes tem sido um desafio que parece pequeno, mas na realidade vem carregado de grande responsabilidade, dada a riqueza e o desenvolvimento econômico local.
Investir em políticas públicas nas áreas de educação, saúde e segurança pública, e ainda na manutenção urbana e rural é sempre um desafio, considerando que Não-Me-Toque é um local de gente que acorda e dorme trabalhando e que sabe apreciar, justamente, quem tem essa aptidão para a labuta e o progresso.
Não à toa, desde sua fundação, em 1954, ganhou dois títulos de extrema importância:
"Capital da Lavoura Mecanizada", título conquistado durante as décadas de 50 e 60, quando iniciaram os grandes empreendimentos na agricultura, o que fez dessa atividade o maior potencial econômico da região.
E "Capital Nacional da Agricultura de Precisão", a partir dos anos 2000, quando iniciou-se projeto de integração entre as lavouras e máquinas agrícolas, validando a tecnologia da agricultura de precisão
O município também se destaca por possuir imensas áreas arborizadas e floridas, o que o tornou conhecido como o "Jardim do Alto Jacuí".
A aptidão de Não-Me-Toque e de seus habitantes para o empreendedorismo tornou o local a sede permanente da Feira Internacional Expodireto Cortijal, a feira citada no início desta matéria, que abraçou Jair Bolsonaro.
Em sua 24° edição, o evento reúne mais de 600 estandes com representantes de 70 países. Neste ano, a expectativa é receber mais de 300 mil pessoas e fechar negócios bilionários.
Em 2023, por exemplo, foram mais de R$ 7 bilhões em novos negócios, iniciados na semana da feira e tocados adiante nos meses seguintes.
A feira proporciona, ainda, o acesso a outros incrementos para o setor agropecuário, nas áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo.
Desde 2020, o prefeito Maninho tem sido, ao lado das associações e empresas organizadoras, o anfitrião da Expodireto, como no recente encontro com prefeitos que visitaram o local.
"Temos um fluxo muito grande de pessoas na cidade durante a feira e isso traz riqueza e dividendos pra todos que se organizam para trabalhar, como na área da alimentação e na locação de casas. Isso não é algo positivo apenas para Não-Me-Toque, mas pra toda região. O impacto na economia regional é muito significativo" — contou o prefeito Maninho em entrvista recenta ao GZH.
Neste seu último ano de mandato, e que pode ser apenas a metade do caminho, considerando a possibilidade real de reeleição, Maninho manteve o pé no acelerador e investiu pesado para que os visitantes da Expodireto-Cotrijal tivessem a melhor das experiências.
"Queremos que as pessoas cheguem na cidade e percebam ela organizada e com a infraestrutura que o poder público pode Oferecer”, esclareceu Maninho, em entrevista a uma rádio local.
E prosseguiu, ressaltando os investimentos na estrutura permanente do parque, como a construção de um complexo de aproximadamente R$ 15 milhões de reais.
“Passamos dois anos projetando esse complexo cultural, que comportará em torno de 1200 pessoas. Neste local terá o Museu Mundial da Agricultura de Precisão, biblioteca interativa, salas tecnológicas para desenvolvimento de pesquisas e muito mais. A projeção é de que a obra fique pronta dentro de dois a três anos”, informou
A população local, claro, acaba sendo a maior beneficiada:
“Em 2023, proporcionamos internet para mais de 100 propriedade rurais, ampliamos a rede água potável para mais de 20 famílias, realizamos perfuração de poços. O nosso intuito com essas ações é alavancar a agroindústria, através de investimento próprio do município, com certificação dos produtores, para consolidar a nossa vocação ao agronegócio”, concluiu.
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano
Fontes: Prefeitura de Não-Me-Toque / Tuarádio / Expodireto Cotrijal