'Bolsonaro genérico", irmão de ex-presidente se lança na política... será que vale a pena?
Um novo nome está emergindo no cenário político brasileiro, conhecido informalmente como o "Bolsonaro genérico".
Renato Bolsonaro, irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro, gravou inserções para o Partido Liberal (PL) no Vale do Ribeira, São Paulo, com a intenção de concorrer a um cargo no Congresso Nacional em 2026.
A escolha entre concorrer à Câmara dos Deputados ou ao Senado dependerá da decisão de Eduardo Bolsonaro, atual deputado federal pelo PL-SP, que pode optar por concorrer ao Senado.
Renato compartilhou um vídeo em seu Instagram, destacando sua longa associação com o PL e aprofundando seu envolvimento com o partido.
"Iniciei no PL antes do Jair Bolsonaro, e no PL consegui fazer uma grande amizade com os membros do partido... E o PL foi entrando na minha veia. Vamos pra cima!", afirmou no vídeo.
Atualmente, Renato atua como chefe de gabinete do prefeito Vinicius Brandão (PL), de Miracatu, e anteriormente assessorou André do Prado na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Enfim, este é resumidíssimo 'primeiro perfil' do irmão de Jair.
O ex-presidente é conhecido aqui e fora do Brasil e, em mais de 30 anos na política, construiu um perfil controverso e extremamente autêntico, em um mundo onde quem enfrentar o sistema ou atuar 'fora da caixinha', normalmente é chutado sem dó nem piedade e jogado no ostracismo.
O capitão, entretanto, se tornou um fenômeno e, mesmo 'derrotado' nas últimas eleições presidenciais, conquistou 49,1% dos votos dos brasileiros, dividindo a nação em dois lados opostos e em pé-de-guerra.
Sua popularidade, mesmo após um mandato em que teve que enfrentar quase três anos de uma crise sanitária e econômica sem precedentes, segue em alta, a ponto 'daqueles que comandam o tal sistema' agirem rapidamente para torná-lo inelegível.
Mesmo diante de todos estes fatos, será mesmo que vale a pena lançar o irmão na política?
É um risco calculado?
No Brasil de hoje (e de sempre!) é preciso apenas um cisco no olho para 'queimar o filme e a reputação de todo o resto do corpo'.
Se Renato Bolsonaro vacilar, pode atrapalhar a vida de Jair e dos que estão no seu entorno.
Às vezes, ao tentar agradar um parente, acabamos colocando em risco tudo o que construímos durante uma vida!
Veja o vídeo:
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano