STF abre inquérito contra Janones, mas pega leve no prazo mesmo após novos vídeos escandalosos (VÍDEO)

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (4) abrir inquérito para investigar o deputado federal André Janones (Avante-MG) pelos crimes de associação criminosa e peculato. Fux estabeleceu prazo de 60 dias para realização das diligências.

A investigação foi solicitada na sexta-feira (1°) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) após reportagens jornalísticas e notícias-crime protocoladas por políticos de oposição informarem que Janones teria enviado áudios, por meio do WhatsApp, a ex-assessores solicitando o repasse de parte dos salários para ajudar em campanhas eleitorais. Os fatos teriam ocorrido a partir de 2019.

Segundo a vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Coêlho Santos, o inquérito vai apurar se o deputado cometeu a prática popularmente conhecida como “rachadinha”.

"Não se pode descartar, lado outro, a possibilidade de o deputado federal André Luís Gaspar Janones ter exigido, para si, diretamente, em razão do mandato parlamentar, vantagens econômicas indevidas dos assessores e ex-assessores, como condição para a sua manutenção nos cargos em comissão em seu gabinete", afirmou.

Nota da Redação

Temos que considerar que Janones está sendo tratado pela justiça, exatamente como teria que ocorrer com qualquer cidadão. Com prazos e sempre levando em consideração o 'indubio pro reo", ou seja, o 'acusado é inocente até que se prove o contrário e todas as provas sejam analisadas exaustivamente.

Algo que não se viu, por exemplo, nos quatro anos de interterências deste mesmo Supremo contra o governo de Jair Bolsonaro, em interferências institucionais sem fim e os famosos prazos de 48 horas para as mais absurdas acusações... muitas sem que sequer a primeira prova de acusação fosse apresentada.

Da mesma forma, não tiveram este direito garantido pela Constituição Federal, os presos - muitos já condenados em tempo recorde e com penas altíssimas -  dos atos de 8 de janeiro.

Não duvidem se Janones sair livre dessa... e rindo da cara da sociedade.

Os vídeos com as acusações contra o parlamentar mineiro, alguns em que ele mesmo reconhece a prática de pedir dinheiro aos seus assessores, continuam surgindo.

Confira o mais recente. divulgado nesta quarta (4):

https://twitter.com/NewsLiberdade/status/1731713423287656880

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano