Morre Lolita Rodrigues, ícone da TV brasileira
Morreu neste domingo (5), a atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues.
A filha da atriz, Sílvia Rodrigues, confirmou a morte da mãe e disse que o corpo de Lolita será cremado ainda neste domingo (5) numa cerimônia restrita apenas à família.
Lolita tinha 94 anos, estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves de João Pessoas (PB) e não resistiu a uma pneumonia.
O óbito foi registrado às 4h30.
Lolita teve uma longa carreira artística, carreada de muito sucesso.
Em 1939, aos dez anos, Lolita iniciou sua carreira participando de radionovelas na Rádio Record, em São Paulo.
Seguiu carreira participando de radionovelas e como cantora de rádio, passou pelas rádios Bandeirantes, Cultura e Tupi, chegando a ganhar dois Troféus Roquette Pinto como "Melhor Cantora".
Na inauguração da TV Tupi, em 1950, Lolita substituiu Hebe Camargo, sua amiga de longa data, e cantou o hino especialmente feito para aquela ocasião, o Hino da Televisão Brasileira, com letra do poeta Guilherme de Almeida.
Junto com seu marido, Aírton Rodrigues, apresentou, a partir de 1956 e durante longos anos, os programas "Almoço com as Estrelas" e "Clube dos Artistas", na TV Tupi de São Paulo, onde fizeram grande sucesso.
Após 31 anos de casamento, o casal se separou, porém não oficialmente; Aírton morreu alguns anos depois, tornando-a oficialmente viúva.
O sonho de Lolita era se tornar atriz, realizando-se em 1957, a convite de Cassiano Gabus Mendes, quando interpretou a cigana Esmeralda, sua primeira protagonista na telenovela O Corcunda de Notre Dame, exibida às terças e sextas-feiras, onde cantava, dançava, representava e tocava castanholas.
Ela também participou da primeira telenovela diária, a 2-5499 Ocupado, formando o triângulo romântico com Glória Menezes e Tarcísio Meira.
No dia 7 de abril de 2000, foi convidada, junto com Hebe Camargo e Nair Bello, para uma entrevista no Programa do Jô na Rede Globo.
Por décadas, as três foram grandes amigas. Lolita e Nair contracenaram nas telenovelas A Viagem, Uga Uga, Kubanacan e no Zorra Total.
Em 2009, é lançado De Carne e Osso, biografia de Lolita Rodrigues escrita pela jornalista Eliana Castro, que faz parte da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Na biografia, a atriz relata sua carreira e a grande amizade com Hebe, que a considerava sua melhor amiga.
Em 2010, após encerrar Viver a Vida, decidiu se aposentar e se mudar para João Pessoa para viver com sua filha.
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano