Esposa de Daniel Ortega assume o comando do Supremo na Nicaragua
Segundo informações da imprensa local, a mulher de Daniel Ortega, o presidente da Nicaragua, acaba de assumir o comando do Supremo Tribunal de Justiça, o equivalente nicaraguense do STF aqui no Brasil.
A primeira-dama Rosario Murillo, passa a acumular os cargos.
Segundo portais nicaraguenses, a presidente do Tribunal, Alba Luz Ramos, foi destituída do cargo e confinada em sua própria casa.
Rosa Murilo, que agora deteria o controle total do sistema de justiça do país da América Central, é considerada a sucessora natural de Ortega.
Um ditador de esquerda em um país disfarçado de democracia.
Daniel Ortega foi presidente da Nicaragua entre 1985 e 1990. Alijado do poder, voltou à disputa em 2007 e, desde então, vem 'disputando' reeleições, mesmo contra o que determina a Constituição do país, justamente por conseguir autorização do Supremo local, sob total controle do regime.
Os períodos anteriores aos pleitos, entretanto, são marcados por adversários impedidos de disputar, ou então presos e até mesmo assassinados.
Em 2021, 5 pré-candidatos à presidência foram presos acusados de tentativa de golpe de Estado.
Desde o início do ano passado, Ortega também iniciou uma perseguição contra a igreja católica, fechando igrejas e encarcerando e expulsando padres e freiras.
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano