Presidente do Ibama vai 'se explicar no Senado e cerco vai se fechando
A reunião da próxima terça-feira (7) da CPI das ONGs vai ouvir o depoimento do presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça comparecerá ao colegiado na condição de convidado para falar sobre a atuação das organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil de interesse público (Oscips) na Amazônia.
A iniciativa é do relator da CPI, senador Marcio Bittar (União-AC), que defendeu o comparecimento do presidente do instituto ao colegiado.
“Sabe-se que boa parte das ONGs e Oscips que atuam na região amazônica tem por objeto questões relacionadas ao meio ambiente. Desse modo, nos parece pertinente escutar o presidente do Ibama, órgão responsável por boa parte das ações de fiscalização e licenciamento ambiental na Amazônia, de modo a entender como se dá a atuação das entidades paraestatais na região e de que modo estas se relacionam com o poder público”, explica Márcio Bittar no requerimento apresentado à comissão.
O comparecimento do representante do Ibama, entretanto, vem justamente em um momento em que correm nos bastidores notícias de que o ministério do Meio Ambiente, sob comando de Marina Silva, tem sofrido interferências diretas na gestão, por parte de ONGs.
Dependendo dos questionamentos dos parlamentares de oposição, muito poderá ser revelado, chegando ao alto escalão.
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano
Com informações de Agência Senado