Deputado protesta contra evento do PSOL com simpatizantes do Hamas, em SP
Com o título “Palestina livre contra o genocídio e o apartheid israelense”, o evento foi organizado pelo gabinete da deputada estadual Mônica Seixas (PSOL), no último dia 19, em um dos auditórios onde normalmente são realizadas as reuniões das comissões parlamentares, na Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp).
A data, uma quinta-feira, e o horário, às seis da tarde, não poderiam ser mais propícios, quando normalmente a Alesp já está praticamente vazia, com raríssimas agendas parlamentares e a maioria dos deputados já retornando para seus domicílios eleitorais, em todo o estado.
Para tornar o encontro ainda mais íntimo, o encontro foi restrito a uma lista de convidados, algo que vai contra o regimento interno da Casa, onde todos os eventos tem caráter público, com direito à participação popular.
A alegação dos assessores da deputada psolista é de que seria um evento que incorreria em risco para os participantes, dado o clima belicoso envolvendo os convidados.
Os ‘palestrantes’ convidados por Mônica foram o influencer digital e militante de esquerda Thiago Ávila e o brasileiro Mohamad El Kadri, paulistano da Freguesia do Ó, filho de imigrantes libaneses muçulmanos. El Kadri é presidente do Fórum Latino Palestina, um grupo, até então, desconhecido.
Filiado ao PT, ele chegou, inclusive, a disputar as eleições, primeiro para vereador, em 2008, na cidade de São Paulo, e, depois, em 2018, para o cargo de deputado na Alesp, sem conseguir se eleger em ambos os casos.
Sua presença, por causa de suas opiniões ‘no limite do antissemitismo’, o que é considerado crime, foi contestada por alguns deputados conservadores.
Como Bruno Zambelli (PL), que encaminhou à presidência da casa, uma moção de protesto contra o evento e o tema, em sí, em um momento em que o povo de Israel e os próprios palestinos são vítimas dos terroristas do Hamas.
O Deputado que abaixo subscreve vem conclamar a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para que manifeste VOTO DE PROTESTO ao evento que contou com a presença do Senhor Mohamad El Kadri, Presidente do Fórum Latino Palestina e evidente simpatizante do grupo Hamas – grupo organizador dos ataques a Israel no último 07 de outubro - realizado na Alesp no dia 19 de outubro do corrente, às 18 hs, a convite da Deputada Monica Seixas, diz o primeiro parágrafo do documento protocolado por Zambelli.
E prossegue, justificando:
Nas redes sociais, El Kadri manifesta-se favoravelmente aos grupos extremistas do Oriente Médio e, inclusive, é um apoiador das “brigadas Izzedine Al-Qassam” que é um dos apoios militares do grupo Hamas.
O grupo palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou em 7 de outubro de 2023 um ataque surpresa a Israel, matando milhares de civis desarmados, realizando massacres que incluem a decapitação de bebês, estupros coletivos de
mulheres e assassinatos de algumas destas que celebravam um festival de música, dentre estes, a carioca Karla Stelzer, sua morte foi confirmada pelo Itamaraty nesta sexta – feira, além da captura reféns com atos de crueldade e bárbarie, ignorando
todas as regras de direito humanitário.
O Hamas é considerado um grupo terrorista por vários países e organizações, incluindo os Estados Unidos, a União Europeia, Israel e outros. Isso se deve às atividades que o grupo tem realizado que incluem ataques com lançamento de foguetes contra alvos civis em Israel e outras ações violentas que visam atingir a população civil.
O artigo 4º da nossa Carta Magna é claro ao dispor sobre o repúdio que o Brasil deve externar em relação ao terrorismo, por tais razões, proponho esta Moção:
“A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO manifesta veemente PROTESTO AO CONVITE DA Deputada Monica Seixas do PSOL para a palestra do simpatizante do grupo HAMAS, o Senhor Mohamad El Kadri, Presidente do Fórum Latino Palestina, no dia 19 de outubro, às 18h, no Plenário Dom Pedro I.
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em 20/10/2023.
Bruno Zambelli
Al Kadri, aliás, tem fotos nas redes sociais, onde enverga a bandeira da brigada Izzedine Al-Qassam, com um fuzil em destaque, confirmando sua 'simpatia' pelos que apoiam o terrorismo do Hamas.
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano