Eleições na Argentina tem 75% de comparecimento. Resultado sai em duas semanas

Às seis da tarde deste domingo (22), a Argentina encerrou o primeiro turno das eleições presidenciais, que que vai escolher, ainda, parte dos parlamentares da Câmara de Deputados e do Senado.

E a Câmara Eleitoral do país informou que houve um comparecimento de 74% de eleitores.

Nas cédulas, cinco candidatos disputam a Casa Rosada: Sergio Massa (Unión por la Patria), Javier Milei (La Libertad Avanza), Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio), Juan Schiaretti (Hacemos por Nuestro País) e Myriam Bregman (Frente de Izquierda).

Segundo as últimas pesquisas, Milei está na frente, com 30% das preferência do eleitorado, seguido de perto por Massa e Bullrich, com empate técnico

Apuração

A apuração, que já foi iniciada, ocorre em duas fases. Os votos, feitos em papel e depositados em urnas são contados pelos mesários de cada seção eleitoral e registrados em atas.

Essas atas são reunidas na sede da Direção Nacional Eleitoral, onde é feita uma totalização preliminar. Em seguida, cada cédulas é contada novamente, manualmente. O resultado, portanto, demora a sair e deve ser proclamado dentro de duas semanas, aproximadamente.

O mesmo ocorre com as cédulas dos argentinos que votaram em outros países. As atas são enviadas digitalmente e, depois, encaminhadas por malotes para a contagem final.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano