CPMI vota relatório final nesta terça
O presidente da CMPI do 8 de Janeiro, deputado Arthur Maia (União-BA), confirmou para esta terça-feira (17), a partir das 9h, a leitura do relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA).
Trabalhando desde o final de maio, a CPMI colheu 20 depoimentos. Compareceram ao colegiado os generais Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Gonçalves Dias, que também comandou o GSI no dia dos atos nas sedes dos três Poderes, entre outros.
Nomes que integraram a cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a quem cabia a segurança na Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, também estiveram na CPI, como os coronéis Jaime Naime e Fabio Vieira. A CPMI também ouviu o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, George Washington e Wellington Macedo e o hacker Walter Delgatti.
Foram semanas de extrema tensão e discordâncias, com Eliziane Gama e a base governista fazendo de tudo para impedir a convocação de testemunhas ou suspeitos que pudessem incriminar setores do próprio governo Lula.
Entre os que foram impedidos de comparecer ao colegiado, o ministro da Justiça, o comunista Flávio Dino, que também esteve envolto em outra polêmica, no sumiço das imagens das câmeras de segurança do Palacio da Justiça, que poderiam esclarecer ou 'incriminar' novos envolvidos.
Dino também seria indagado sobre uma fala, durante entrevista, de que teria acompanhado os atos ainda em seu início 'quando poucos manifestantes começavam a subir a rampa do Congresso Nacional'.
Há, inclusive um vídeo desta fala (veja abaixo).
Voto em separado
Como já era de conhecimento público, a oposição vai apresentar dois votos em separado. Segundo o segundo-vice-presidente do colegiado, senador Magno Malta (PL-ES), o documento vai focar na suposta omissão do governo federal em relação aos ataques e no descaso com os presos do dia 8.
É tido como certo, também, que haverá pedido de vistas, em um acordo para que a votação do relatório final ocorra no dia seguinte.
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano
Com informações da Agência Senado