Com seis dias de conflito, só agora pousa o segundo avião com brasileiros de Israel
Mais um grupo de repatriados brasileiros procedentes de Israel desembarcou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (12).
O avião KC-30 (Airbus A330 200), pousou por volta das 2h40, com 214 pessoas. Este é o segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo brasileiros que estavam retidos em consequência do conflito entre Israel e o Hamas.
O primeiro avião de resgate trazendo brasileiros pousou na Base Aérea de Brasília na madrugada de quarta-feira (11). O KC-30, que decolou de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) de terça-feira (10), trouxe 211 passageiros. Desse total, 107 pessoas desembarcaram em Brasília e 104 seguiram para o Rio de Janeiro em dois aviões da FAB.
O governo federal mobilizou a repatriação dos brasileiros devido ao confronto iniciado no último fim de semana entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio. Estão previstos mais quatro voos até domingo (15) na chamada Operação Voltando em Paz, coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Neste primeiro momento, a estimativa é retirar 900 brasileiros que estão em Israel e na Palestina.
Nota da Redação
Curiosamente, para conseguir vôos suficientes para buscar os brasileiros, o Itamaraty teve que fazer uma parceria com a empresa Azul. Uma boa media, mas que demonstra a falta de recursos e logística própria para ações de emergência fora de nossas fronteiras, realizadas por este governo.
Houve demora na chegada dos dois primeiros aviões e as famílias ficaram desnecessariamente expostas ao terrorismo do Hamas, mesmo com uma fila crescente de pedidos para deixar Israel. Segundo o próprio Itamaraty, são pelo menos 2,7 mil brasileiros esperando para 'voltar pra casa em segurança'.
Há ainda um impasse que o Palácio do Planalto, apesar de seu 'conhecido' diálogo com os palestinos, não consegue resolver, que são cerca de 50 brasileiros que vivem na Palestina mas que estão sendo impedidos de sair. Isso sem falar nos três reféns mantidos pelo Hamas.
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano