GRAVE: 'Contradições' noticiadas pela mídia confirmariam interferência de Lula nas eleições argentinas
Um artigo publicado no Estadão afirma que Lula pediu para que a ministra do Planejamento, Simone Tebet, votasse para autorizar um empréstimo de 1 bilhão de dólares do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para a Argentina.
Tebet negou que tenha recebido ligação de Lula com esse teor.
“Lula não me ligou. Despachei com minha secretária encarregada, que disse que os demais países votariam a favor”.
Nesse confronto entre as duas versões, uma nova matéria, desta vez publicada em O Globo, afirma que, a pedido de Lula, estrategistas vinculados ao PT foram à Argentina reforçar a equipe do ministro da Economia e candidato à Presidência, Sergio Massa, e assim tentar conter o avanço de Javier Milei.
Diz o jornal:
“Segundo contou um desses estrategistas, o candidato peronista levou um baita susto nas primárias e quando os enviados do PT chegaram a Buenos Aires o clima era de forte pessimismo. Massa soube que teria um reforço do PT em sua campanha quando conversou com Lula em Brasília, no final de junho, e em Foz de Iguaçu, na cúpula de presidentes do Mercosul. O presidente brasileiro ofereceu ajuda ao candidato da Casa Rosada, e assegurou que o socorro brasileiro chegaria rapidamente ao país vizinho”.
Parece evidente a interferência de Lula no pleito argentino.
Esse novo pedido de impeachment a ser protocolado nos próximos dias pode ganhar força.
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano