PF investiga ataque em Terra Yanomami
A Polícia Federal esteve, neste domingo (30), na Terra Indígena Yanomami para apurar o ataque à comunidade indígena Uxiú.
Segundo lideranças indígenas, três yanomamis foram baleados na tarde deste sábado (29). Uma das vítimas, um agente de saúde que atuava na comunidade, morreu no local. As outras duas vítimas foram socorridas.
Em nota, a Superintendência da PF em Roraima disse que só veio a tomar conhecimento do caso horas depois, na noite do próprio sábado.
O ataque teria sido motivado por garimpeiros.
O crime ocorre na semana em que o atual presidente Lula (PT) afirmou que delimitará as terras indígenas. A dos Yanomamis, por sinal, não está tendo autorização do Governo para que pessoas estranhas adentrem. Ao mesmo tempo em que os primeiros meses do mandato petista acusem um maior desmatamento da Floresta Amazõnica.
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, não foi ao local, mas disse que uma comitiva interministerial vai a Roraima para “reforçar ainda mais as ações de desintrusão (retirada de não-indígenas) dos criminosos” da área yanomami.
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano