Programa de monitoramento de pacientes com tuberculose em Pelotas é destaque nacional
O telemonitoramento de enfermagem destinado a pessoas que vivem com tuberculose realizado pela Prefeitura de Pelotas foi considerado pelo Ministério da Saúde (MS) uma das 15 experiências exitosas de combate à doença no Brasil.
Desenvolvido pelo Programa Municipal de Tuberculose da Secretaria da Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), o serviço já realizou 233 telemonitoramentos em cinco meses e, atualmente, atende 108 pacientes.
Desde o início da execução do projeto conseguiu reduzir a taxa de abandono do tratamento em 87,5%, passando de uma média de quatro pacientes para apenas 0,6.
O projeto de Pelotas foi selecionado dentre 61 iniciativas inscritas por cidades de todas as regiões do país e o Ministério irá preparar uma publicação especial detalhando cada uma das 15 experiências exitosas.
O sistema de informação, para monitoramento eletrônico de pessoas em tratamento da tuberculose, que permite a realização de ligações para acompanhamento, foi implantado em Pelotas em julho de 2022.
A iniciativa oferece novos acessos aos cuidados médicos à população. De acordo com a coordenadora da Telemedicina da SMS, a enfermeira Ângela Lima, atualmente são 158 pacientes cadastrados e 108 em atendimento. Dos 233 telemonitoramentos realizados em cinco meses, foram atendidos e orientados pacientes, familiares e clínicas de reabilitação. Os registros ficam no sistema de monitoramento e as informações dos usuários são evoluídas no prontuário eletrônico do E-SUS.
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano