Pioneirismo: Censo Animal de Nova Santa Rita busca população de pets
Pela primeira vez, em 30 anos de emancipação, a Prefeitura de Nova Santa Rita busca contabilizar o número de cães e gatos existentes no município.
O Censo Animal é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e tem como um dos objetivos saber o quantitativo de animais para avançar em políticas públicas voltadas à causa animal no município.
O questionário esteve disponível no site da prefeitura e até o dia 20 de dezembro e deverá ser realizado anualmente.
O prefeito Rodrigo Battistella se comprometeu com a causa animal desde o início da sua gestão. Segundo ele, já existem iniciativas inovadoras dentro da Administração, como o Vet no Bairro e a ampliação do projeto de castração.
"Mais uma vez estamos sendo pioneiros em Nova Santa Rita. Para que possamos melhorar o que já é feito na causa, é fundamental que tenhamos um quantitativo e um panorama de quantos animais de estimação a nossa comunidade tem".
Conforme o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Leonardo Martins, no formulário são solicitados dados do(a) tutor(a), como nome completo, bairro, telefone de contato, espécie do(a) mascote e se ele(a) está castrado(a) ou não.
“Queremos melhorar ainda mais a forma com que atendemos o(a) cidadão(ã) de nossa cidade. A partir desse levantamento, que contamos com a participação de todos(as) queremos fundamentar projetos e ampliar iniciativas”.
De acordo com o Instituto Pet Brasil, números levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) mostram que em 2018 foram contabilizados 54,2 milhões de cães; 39,8 milhões de aves; 23,9 milhões de gatos; 19,1 milhões de peixes e 2,3 milhões de répteis e pequenos mamíferos nas casas das famílias brasileiras. A estimativa total chega a 139,3 milhões de animais de estimação. Em 2013, a população pet no Brasil era de cerca de 132,4 milhões de animais, últimos dados disponíveis quando a consulta foi feita pelo instituto.
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano