Campo Bom garante um terço de hora-atividade para professores já em 2023
A educação pública em Campo Bom é a melhor do Vale do Sinos, de acordo com o Ideb, não por acaso. A preocupação incansável com a qualidade do ensino aplicado nas escolas municipais e com a valorização dos professores levou a Prefeitura a buscar formas de garantir 1/3 de hora-atividade na jornada de trabalho dos docentes já em 2023.
Para o prefeito, a medida é importante, pois assegura aos professores parte da carga horária para o planejamento. “Preparar as aulas é fundamental para que se tenha uma educação de qualidade, por isso trabalhamos para garantir, da forma mais breve possível, esse tempo aos docentes”, afirma. O novo plano de carreira do magistério, sancionado em junho de 2022 (Lei Municipal nº 5.305), previa implantação gradual até 2024.
Uma comissão integrada por professores, diretores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) foi responsável por encontrar caminhos para que a medida fosse adotada plenamente já neste ano. “Reestruturamos e readequamos a rede sem que precisasse haver a contratação de mais professores, garantindo a presença do substituto em cada escola e assegurando o contraturno escolar, uma conquista não só dos docentes, mas também dos alunos e de todos os campo-bonenses”, observa Simone Schneider, secretária da Smec.
O que significa 1/3 de hora-atividade?
O professor agora tem 1/3 da jornada de trabalho para planejar as aulas, avaliar o trabalho didático, colaborar com a administração da escola, participar de reuniões pedagógicas e de capacitações profissionais – antes, eram apenas 20%. O aumento, 13,33%, é exclusivo para o planejamento. É um direito reconhecido e garantido pela administração pública de Campo Bom a partir de 2023.
Os professores devem cumprir mínimo de 50% do 1/3 de hora-atividade na escola ou em locais definidos pela Smec. As reuniões pedagógicas e atividades obrigatórias de formação continuada não aumentaram, o que significa um ganho real para o planejamento dos professores.
E os alunos?
Na Educação Infantil, quando o professor titular da turma estiver planejando as aulas, os alunos desenvolverão projetos com outros professores da rede. No Fundamental, sempre haverá um professor em sala de aula também.
Com informações de Prefeitura Municipal de Campo Bom
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano