Lagoa Vermelha alerta para surto de escorpiões no município
Nos últimos meses, a Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, tem recebido dos moradores de Lagoa Vermelha muitas reclamações sobre a ocorrência de escorpiões em seus domicílios, o que é comum nos meses quentes do ano.
O Coordenador de Saúde Comunitária e Combate às Endemias, Felipe Batistello, explica que manter limpos quintais e jardins; não jogar lixo em terrenos baldios; limpar terrenos abandonados nas redondezas dos imóveis; eliminar fontes de alimento para os escorpiões, como baratas, aranhas e grilos; remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados; evitar queimadas em terrenos baldios; e rebocar paredes externas e internas para que não apresentem frestas, são algumas medidas que devem ser tomadas para controlar a proliferação dos escorpiões.
As espécies encontradas até agora não são consideradas de importância em saúde, pois não são responsáveis por acidentes graves. Porém, em caso de picadas o médico deve ser consultado para que sejam tomadas as medidas necessárias.
- Em caso de acidente, limpar o local com água e sabão, procurar orientação médica e capturar o animal para devida identificação e auxílio no diagnóstico - orienta o coordenador.
A Vigilância Ambiental recebe amostras de animais peçonhentos, como os escorpiões e encaminha para o laboratório de análises para identificação.
Para outras informações e orientações, entrar em contato no telefone 3358 9627.
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano