Cambará do Sul traz de volta Secretaria de Eventos para desenvolver turismo na região
A prefeitura de Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, já sabe o que fazer para aumentar o turismo na cidade gaúcha. A gestão municipal aposta em aquecer os períodos entressafra investindo em eventos de qualidade para atrair o visitante. Entre as comemorações mais conhecidas, está a Feira do Mel, que já está em sua 25ª edição, mas o município precisa de mais.
Cambará do Sul não tem como se manter apenas com o calendário da Feira do Mel e a visitação aos cânions. É preciso elaborar outra programação que coloque a cidade no centro das atenções o ano inteiro. Por isso, a Secretaria de Eventos, Cultura e Desporto em parceria com a pasta de Turismo estuda um projeto parecido com o que ocorre em Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, cujos atrativos perduram por 12 meses.
- Nosso modelo é o ecoturismo, mas olhando para tão perto como Gramado e Canela, o turismo de eventos é muito forte. Talvez, seria um caminho para buscar. Precisamos criar um calendário e isso é gradativo, é preciso encontrar momentos do ano em que temos espaço e não conflitem com outros eventos da região — explicou o secretário de Turismo Fabiano de Souza.
Souza acrescenta que a vantagem de Cambará é que a natureza proporciona diversão em todas as épocas do ano, tanto em meses mais quentes quanto naqueles mais frios e as secretarias têm levado isso em consideração na hora de redigir a proposta.
- Nos falta essa constância e é estranho que os nossos principais atrativos sempre estão aqui e sempre abertos. Há diferenciações nas paisagens em determinadas épocas do ano. Hoje, temos um calendário, mas muito baseado internamente, em oferecer diversão para a comunidade como festas de Páscoa e Natal - avaliou.
Cambará do Sul pretende incluir novos eventos na cidade ainda em 2023 e, assim, desenvolver a geração de renda e empregos na região.
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano