São Leopoldo tem melhor saldo positivo de empregos dos últimos três anos

A cidade de São Leopoldo, que compõe a Região Metropolitana de Porto Alegre, teve o melhor saldo positivo na geração de empregos, de 2019 a 2021.

No acumulado, de acordo com levantamento feiro pelo Núcleo de Excelência, Competitividade e Economia Internacional (CEI) da Unisinos, a variação positiva foi de 1.360 pessoas contratadas.

O maior índice positivo veio da fabricação de máquinas e ferramentas (1.154), seguido dos serviços em tecnologia da informação (734). Porém, em anos de pandemia, os setores que mais sofreram foram os de construção civil (-633), cujos investimentos ficaram parados, e o de Restaurantes, Bares e Serviços de Alimentação e Bebidas (-479), que tiveram as atividades paralisadas por longos anos, motivo pelo qual muitos empreendedores faliram.

- Os dados deste levantamento são de extrema relevância, pois fazem um apanhado do estoque de empregos no período pré-Pandemia, no auge dela e no início do pós. E, também, evidencia que São Leopoldo obteve o melhor resultado no Estado. Na comparação com municípios do mesmo porte, fomos quem menos perdeu postos de trabalho e ainda conseguindo abrir novas vagas. Cuidamos da saúde e da economia, e agora seguimos no planejamento de um novo ciclo de desenvolvimento da cidade - comemorou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel.

São Leopoldo espera uma melhora ainda maior na economia, visto que muitos setores estão voltando aos poucos à normalidade.

- Muitos setores não voltaram por completo ainda. Além disso, as empresas estão recontratando, mas com salário menor; o que chamamos de mudança de composição. Porém, a renda média está caindo em termos de salário mínimo e não acompanha a inflação - destcou o coordenador do Grupo de Pesquisa Competitividade e Economia Internacional da Unisinos, Marcos Lélis.

Ainda assim, entre as cidades gaúchas do mesmo porte, foi São Leopoldo quem teve o melhor saldo positivo de empregos.