Serra Gaúcha já colhe trigo

O trigo, o segundo cereal mais cultivado no mundo depois do milho, começa a ser plantado em Caxias do Sul, na Região Metropolitana da Serra Gaúcha.

O Sul do Brasil é o maior produtor do grão e os estados do Paraná e Rio Grande do Sul ficam com os primeiros lugares, respectivamente. Mas, a Serra Gaúcha tem terreno muito acidentado, próprio para outras culturas. Por isso, plantar o trigo aqui é novidade.

 

A vice-prefeita de Caxias, Paula Ioris e o secretário de Agricultura, Rudimar Menegotto, visitaram, no distrito de Vila Oliva, a plantação do agricultor, Alexandre da Silva. Este é o segundo ano consecutivo que ele consegue colher o grão na Serra Gaúcha. Foram 80 sacas por hectare e o resultado está sendo melhor do que o esperado.

- Fazia muito tempo que eu não andava em uma plantação de trigo, porque não é algo da nossa região. Para a colheita o trigo precisa ser plantado em áreas mais planas, porque é tudo mecanizado, e o terreno acidentado que temos na Serra dificulta muito o trabalho. Mas aqui eles encontraram uma ótima área - explica o secretário, enfatizando que Silva conseguiu aumentar a sua colheita, em 2022, em 20%.

A propriedade em Vila Velha tem 75 hectares plantados de trigo.

Lucratividade

A plantação do trigo é uma cultura muito vantajosa. Aproximadamente, 54% da produção nacional fica no Brasil mesmo, para consumo interno. Para se ter ideia do quanto o produto é procurado, o trigo ficou em alta durante os anos de pandemia da Covid-19; já que as pessoas ficavam em casa e precisavam fazer mais refeições.

A expectativa para os próximos anos é a de que o consumo do grão aumente.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano