Curitiba: Câmara de Vereadores aprova moção de protesto contra Moraes

A Câmara Municipal de Vereadores de Curitiba aprovou por 17 votos a favor e cinco contrários, uma moção de protesto contra o polêmico ministro do Supremo Tribunal Federal e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

A moção foi aprovada nesta segunda-feira (21) e o texto foi proposto pelo parlamentar do Novo, Rodrigo Marcial.

O protesto será uma forma de provocar o Senado Federal, órgão competente para julgar o ministros do Supremo, a tomarem alguma atitudade contra o ativismo do Judiciário que, há anos, persegue políticos, autoridades, jornalistas e, mais recentemente, qualquer pessoa que questione a lisura do pleito eleitoral do Brasil.

- Concentra, na absurda figura do Magistrado Instrutor, as competências de autoridade policial judiciária, de Promotoria de Justiça, de ofendido e de magistrado - elencou o vereador.

O vereador ainda lembrou que as decisões monocráticas de Moraes estão se assemelhando muito aos Atos Institucionais da época da ditadura militar, tão criticados pelo Judiciário.

 

- Em muito se assemelham (determinações) aos Atos Institucionais que macularam nossa história: atos sui generis e extraordinários, em desconformidade com a ordem constitucional posta, que, pretendendo defender a democracia, agridem-na de maneira muito mais grave do que seus alvos - explicou.
- Nem jornais estão a salvo dos desmandos - lamentou, acrescentando que, nos últimos anos, várias empresas de comunicação foram prejudicadas pelas "canetadas" de Alexandre de Moraes e alguns veículos chegaram mesmo a encerrar as atividades.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano