Em reunião com Xi Jinping, Biden demonstra receio e diz que não quer conflito com a China
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em conversa com o líder da China, Xi Jinping, disse, neste domingo (13), que seu país não quer conflito com o gigante asiático.
O encontro virtual ocorreu antes da cúpula do G20 se reunir, nesta semana, para definir acordos sobre geopolítica entre as nações.
Biden e Xi Jinping devem se encontrar, nesta segunda-feira (14), pela primeira vez pessoalmente; desde que ele assumiu o controle da Casa Branca. O norte-americano costumava bradar aos quatro cantos do mundo que ele e o ditador eram muito próximos, mas os anos de governo mostraram o inverso: com o líder asiático cada vez mais tenso e a relação entre os dois países piorando.
Biden confidenciou a aliados que a relação entre China e Estados Unidos, de fato, está tensa porque as duas potências brigam pela concorrência do mercado; mas ele espera que isso não gere um conflito.
O democrata, que durante a campanha presidencial se vangloriava por ter "pulso" mais firme que Donald Trump com os chineses, já desembarcou em Bali e encontrou com outros chefes de Estado do Sudeste e Leste Asiático. Mas, aparentemente, demonstra receio de apontar decisões mais rígidas contra o adversário.
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano